Relatório afirma verão chinês será muito quente e com tufões

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 10 de maio de 2006 as 11:50, por: cdb

O verão chinês será mais quente e chuvoso do que o normal e o país pode ser assolado por até nove tufões a partir de junho, disse a imprensa estatal na quarta-feira, citando os principais meteorologistas do país.

Nesta semana, tempestades violentas causaram enchentes na cidade de Chongqing, no sudoeste da China, matando uma pessoa e forçando a remoção de outras 23 mil, informou o jornal Beijing News. O Centro Nacional do Clima solicitou que os governos locais tomem precauções, dizendo que cerca de 30 tempestades tropicais e tufões se formariam neste ano no oceano Pacífico ou no mar da China, acrescentou o jornal oficial China Daily.

– Com o clima alternando altas temperaturas e chuvas fortes, a China pode sofrer mais secas do que cheias –  disse um meteorologista, segundo o China Daily.

A temperatura em 10 das principais cidades chinesas em maio deve ficar acima da média, mas variar ainda mais durante os três meses até julho, mostraram previsões da Administração Meteorológica da China.

Um verão quente pode ainda sobrecarregar a rede elétrica e impulsionar a demanda por diesel para alimentar geradores individuais. A China é atingida por secas, inundações, tufões e nevascas todos os anos. O número de mortes por desastres naturais em 2005 chegou a quase 2.500, de acordo com estatísticas do governo.