Rei Adulyadej reúne 500 mil tailandeses

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de junho de 2006 as 01:24, por: cdb

Pelo menos 500 mil tailandeses se concentraram, na manhã desta sexta-feira, na Praça Real de Bangcoc para ver o rei Bhumibol Adulyadej, que aparecerá em público por ocasião do 60º aniversário de sua chegada ao trono.

– Há mais de 500 mil pessoas e todas as ruas que levam à Praça Real estão lotadas – declarou o coronel Pinit Maneerat, porta-voz da polícia de Bangcoc.

– A multidão poderá atingir a um milhão de pessoas. É algo sem precedentes, um acontecimento histórico – ressaltou.

As pessoas se vestem de amarelo para homenagear o rei, de 78 anos, que nasceu em uma segunda-feira, dia que corresponde a esta cor.

O rei deve saudar a multidão depois das 11h  local (1h  de Brasília), após conceder uma audiência no salão do trono.

As autoridades bloquearão o sinal dos telefones celulares durante os 30 minutos da audiência real e também durante a hora anterior, quando o rei e sua família rezarão por seus antepassados. Muitas pessoas passaram a noite na praça para conseguir um lugar melhor para ver o monarca.

No início da próxima semana, Bangcoc receberá a visita de representantes reais de 25 países, entre eles o imperador Akihito, do Japão, o rei Abdullah II, da Jordânia, o rei Carl Gustaf, da Suécia, e o príncipe Albert II, de Mônaco.