Região do estádio Independência terá intervenções no trânsito e plano operacional especial para dias de jogos

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Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 14:27, por: cdb

A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou as intervenções de trânsito em vias do bairro Horto próximas ao estádio Independência, que está em fase final de reformas e deve ser reinaugurado em breve. A região também terá um plano operacional de trânsito e transporte para os dias de jogos. O objetivo é garantir a fluidez do trânsito e a segurança de motoristas e pedestres. Confira os detalhes nesta página.

• Implantação de mão única nas seguintes ruas, a partir de terça, dia 6
– Rua Nancy de Vasconcelos Gomes, entre a avenida Silviano Brandão e a rua Pitangui, nesse sentido
– Rua Alabastro, entre a rua Pitangui e a avenida Silviano Brandão
– Rua São Lucas, entre as ruas Genoveva de Souza e João Carlos
– Rua Jacques Luciano, entre as ruas João Carlos e Vicentina de Souza, nesse sentido
– Rua Santa Marta, entre as ruas Jacques Luciano e Pitangui, nesse sentido
– Rua Santíssima Trindade, entre as ruas João Carlos e Jacques Luciano, nesse sentido
– Rua Vicentina de Souza, entre as ruas Jacques Luciano e João Carlos, nesse sentido.

Uma intervenção viária será implantada na rua Conselheiro Rocha, entre a rua Petrolina e a avenida Silviano Brandão, na qual será implantado um projeto viário para ampliar e garantir o acesso ao bairro e a avenida Silviano Brandão. As obras já estão em execução.

Alterações no transporte coletivo

Em função dessas alterações de circulação no bairro Horto as linhas 9106 (Sagrada Família /Serra) e 9209 (Sagrada Família / Gutierrez) terão o itinerário alterado. Alguns pontos de ônibus serão remanejados, sendo afixados cartazes nos pontos desativados indicando os novos locais para embarque e desembarque.

Plano operacional para dias de jogos

Nos dias de jogos serão realizadas intervenções operacionais no entorno do estádio para organizar o acesso dos torcedores e garantir a fluidez no tráfego da região. Será realizada a interdição total das vias ao redor do estádio, sendo apenas permitido acesso de veículos de moradores credenciados. O credenciamento será realizado pelos promotores responsáveis pelo estádio. As ruas envolvidas nesse esquema são Pitangui (entre as ruas Nancy de Vasconcellos Gomes e Conselheiro Rocha), Ismênia Tunes, Marciolina Montijo, Alexandre Tourinho, Mario de Andrade Gomes, Manoel Cailaux, Córrego da Mata (entre as ruas Nancy de Vasconcelos Gomes e Ismênia Tunes) e as ruas São Felipe, Santa Clara e João Carlos, todas no trecho entre as ruas Pitangui e Genoveva de Souza

Área de Monitoramento

Será implantada uma grande área de monitoramento com presença de fiscalização e operação ostensiva na região do estádio na qual as vias serão destinadas apenas ao acesso local. A área abrange o perímetro das ruas Conselheiro Lafaiete, Petrolina, Conselheiro Rocha e da avenida Silviano Brandão, onde serão implantados cavaletes nas principais vias de acessos, sendo o monitoramento realizado por agentes motorizados que irão coibir as infrações de trânsito.

Transporte coletivo e táxi

Para garantir condições adequadas de acesso ao estádio será realizado um amplo reforço nas linhas de ônibus que atendem a região nos dias dos jogos, incentivando os torcedores a utilizarem o sistema de transporte coletivo. O metrô terá uma função fundamental para o acesso dos torcedores, cujo número de viagens também será ampliado antes e após os jogos. Será criada uma linha circular especial que irá trafegar nos dias e horários de eventos no estádio, permitindo a ligação com a área central.

Serão criados pontos de táxi para atender os torcedores após o término dos jogos, na rua Genoveva de Souza, entre as ruas São Felipe e Santa Clara, na rua Maia Lacerda e em ambos os sentidos da avenida Silviano Brandão com a rua Marcionilia Montigo. Além disso, será ampliado o ponto existente na rua Nancy de Vasconcelos Gomes com a rua Pitangui.