Reforma ministerial é "novo jeito de fazer política", diz Lula

Arquivado em:
Publicado Sexta, 16 de Março de 2007 às 10:20, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse, nesta sexta-feira, a três novos ministros do segundo mandato: José Gomes Temporão no Ministério da Saúde, Geddel Vieira Lima no Ministério da Integração, e Tarso Genro no Ministério da Justiça. Durante a cerimônia, Lula discursou e defendeu as mudanças no ministério como um novo jeito de fazer política, em referência às negociações do governo de coalizão, que envolvem 11 partidos.

- Não é apenas uma troca de um homem por outro homem. De uma mulher por outra mulher. De um partido por outro partido. O que estamos consagrando a cada ministro que eu nomeio é um novo jeito, nova forma de fazer política no nosso país. É um momento de aprendizado para todos, que é a construção de uma política de coalizão que envolve partidos, governadores e prefeitos - explicou.

Na apresentação dos ministros, Lula disse que não iria falar bem de cada um, porque precisava ver o trabalho desenvolvido por eles. O presidente enfatizou que chefiar um ministério é uma tarefa difícil, que o salário é menor do que se paga na iniciativa privada. Por isso, segundo ele, o fato de alguém aceitar um ministério mostra que a máquina pública é cheia de heróis. Na seqüência fez uma brincadeira com sua posição de presidente da República:

- Sou o único que não posso reclamar do meu salário de R$ 8 mil, porque não tem nenhum torneiro mecânico ganhando R$ 8 mil por mês. Eu ainda continuo sendo o torneiro mecânico mais bem pago.

Empossados pela manhã

Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) tomou posse esta manhã, é o novo ministro das Relações Institucionais. Deputado Federal desde 1991 está no seu quarto mandato. Antes de se eleger, Geddel foi diretor do Banco do Estado da Bahia (BANEB), entre 1983 e 84, Assessor da casa civil da Prefeitura Municipal de Salvador (1988-1989) e Diretor da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) entre 1989 e 90. Teve participação decisiva na eleição do petista Jaques Wagner para o governo da Bahia nas últimas eleições, apoiando o candidato de Lula no segundo turno.

O médico José Gomes Temporão (PMDB-RJ), novo ministro da Saúde, foi o seguinte a tomar posse. Ele é o que o presidente Lula chama de técnico.  Ainda não tem carreira na política, se filiou ao PMDB no ano passado. Temporão concluiu o Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2002 é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Também é membro do Cancer Control Advisory Committee e antes de ser tornar ministro era Secretário Nacional de Atenção a Saúde do ministério da Saúde.

Tarso Genro (PT-RS) foi empossado como novo ministro da Justiça. Tarso Fernando Herz Genro nasceu em São Borja (RS) em 06 de março de 1947. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Especializou-se em Direito Trabalhista. Em 1968 iniciou sua carreira política sendo eleito Vereador de Santa Maria pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Em 1988, foi eleito Vice-Prefeito de Porto Alegre, ocupando também o cargo de Secretário de Governo. Exerceu o cargo de Prefeito de Porto Alegre, de 1993 a 96 e 2001 a 2003. No governo Lula foi titular da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e ministro da Educação entre 2004 e 2005.

Ministros à vista

Marta Suplicy (PT-SP) é a número um da lista de indicados do PT para os ministérios. Ex-prefeita de São Paulo Martha não conseguiu se reeleger nas últimas eleições. Foi inicialmente cogitada para assumir a pasta da Educação, mas enfrentou a resistência do próprio presidente Lula, que optou pela manutenção de um quadro técnico no ministério. Agora é cotada para Turismo que deve ficar vago com a ida de Walfrido Mares Guia para as relações institucionais.

O ex- jornaleiro e atual presidente do PDT, Carlos Lupi (PDT-RJ) já declarou estar satisfeito com a possível nomeação para o ministério da Previdência. Lup

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo