Reduc começa a produzir gasolina de alta octanagem

Arquivado em:
Publicado Quarta, 21 de Dezembro de 2005 às 11:40, por: CdB

A Refinaria Duque de Caxias (Reduc) já está produzindo a gasolina mais avançada do mundo. Até então, a formulação especial da Petrobras Podium era privilégio apenas na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, São Paulo. A produção da Podium na Reduc atende a uma estratégia da Companhia de ampliar a participação desse combustível no mercado nacional, em especial, nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
 
A produção da Podium na Reduc marcou o fim da 1ª fase do projeto de ampliação da participação do produto no mercado nacional, que prevê o aumento da produção do combustível, e um incremento na distribuição ao longo do país. A 1ª fase do empreendimento ou projeto antecipado - como é conhecido, começou em janeiro deste ano e recebeu, da Petrobras, um investimento de 4 milhões de reais para ser concluído. O projeto inicial prevê uma produção de 2.500 m3 da gasolina por mês - o que irá totalizar cerca de 7 mil m3/mês considerando também a produção da RPBC.

A 2ª etapa do projeto - ou projeto definitivo - será concluída em abril de 2006 e terá um investimento de R$ 18,5 milhões. A meta de produção desta etapa é de 13 mil m3/mês. Para tanto e para garantir a continuidade da distribuição, a Reduc terá mais dois tanques de gasolina e quatro baias de descarregamento - atualmente, a Refinaria possui uma baia. Além disso, a etapa definitiva irá contar com uma rede dutoviária no sentido Reduc- BR Distribuidora para agilizar a distribuição, que hoje é feita por caminhões.

- Quando tivermos a 2ª etapa concluída, nós vamos chegar a 13 mil m3/mês. Nesse período, a produção na RPBC será de 4 a 5 mil m3/mês. Dessa forma, o mercado deve atingir uma produção entre 12 e 14 mil m3/mês - explica Alan Kardec, gerente executivo do Abastecimento-Refino.

Para garantir a demanda de mercado, a Petrobras lançou uma campanha de comunicação que ressalta o nível de excelência mundial do produto: a Podium apresenta a maior octanagem (melhor desempenho) e o menor impacto ao meio ambiente (a Podium possui 40 vezes menos enxofre que a gasolina comum). A produção do combustível foi privilegiada com o conhecimento adquirido pela empresa na produção de gasolina de Fórmula 1 para a equipe BMW/Williams.

- A Petrobras desenvolveu a Podium especialmente para motores importados, de alta potência. Mas como a Podium é uma gasolina com características muito boas, outros consumidores (donos de carros de menor potência e até mesmo motoqueiros) já estão usando a Podium. Nós percebemos que o mercado quer mais, e se o mercado quer mais, nós temos que atender - afirma Alan Kardec.

Segundo o gerente geral da Reduc, Edson Kleiber, a produção da Podium na Refinaria é uma iniciativa estratégica para a Companhia.

- Produzir a Podium na Reduc é importante porque permite que essa gasolina seja disponibilizada em, praticamente, todos os Estados da Federação. Na 1ª etapa, nós intensificamos a distribuição nas regiões Sul e Sudeste. Na fase definitiva, nós vamos atingir, inclusive, a região Nordeste - diz Kleiber.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo