Rede Trabalho Jovem é lançada nesta quarta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 13:18, por: cdb

28/03/2012
Na manhã de hoje (28), cerca de 200 jovens do ensino médio da rede pública receberam os certificados do projeto Orientação Ocupacional de Jovens para o Mercado de Trabalho, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). O objetivo do projeto é indicar aos jovens como conquistar o primeiro emprego, instigando a criatividade e a inovação como práticas comuns de vida e ocupação. A previsão é beneficiar 800 estudantes até julho deste ano. Na ocasião, também foi anunciada a nova Rede Trabalho Jovem, constituída de pequenos negócios financiados a partir dos programas Credjovem e Credjovem Universitário.

Também participaram da entrega dos certificados, os integrantes dos programas Credjovem e Credjovem Universitário, a fim de obter informações sobre a nova Rede Trabalho Jovem, que tornará mais competitivos os empreendimentos dos jovens inscritos nos Programas. Os empreendedores poderão efetuar compra conjunta, melhores condições para linhas de crédito, capacitação de equipes, dentre outros benefícios.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, José de Freitas Uchoa, a Rede é um estímulo para os jovens empreendedores. “Queremos fazer com que esses jovens se conheçam, para tentar conter as dificuldades dos seus negócios, além de assegurar que continuem gerando emprego e renda para a juventude“. O secretário municipal de Juventude de Fortaleza, Afonso Tiago, destacou a importância dos investimentos para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. “ Nossa ideia é oferecer ocupação de qualidade para a juventude. O programa Credjovem é muito importante para movimentar a economia nos bairros, permitindo que a Cidade cresça em todos os aspectos”. Durante a solenidade, o secretário de Educação, Elmano Freitas, convidado especial para o evento, manifestou-se: “A juventude de Fortaleza está buscando trabalho. Estamos no caminho certo ao apostar na juventude, que torna nossa Cidade cada vez melhor”.

:: SOBRE

Implantado em 2005, o programa Credjovem beneficiou 623 jovens, responsáveis pela criação de 245 empreendimentos, distribuídos pelas seis Secretarias Executivas Regionais. A quinta edição do Programa, realizada em dezembro de 2011, ganhou uma novidade: o Credjovem Universitário, que também oferecerá investimento para os empreendimentos administrados por alunos do ensino superior. Na edição de 2011, 476 propostas de novos empreendimentos forma inscritas, totalizando 966 candidatos. A previsão é beneficiar mais 250 empreendimentos de trabalho de jovens, com investimentos que chegam a R$ 1,5 milhões.

Os programas Credjovem e Credjovem Universitário beneficiam grupos de jovens, com uma ideia de negócio ou com o desejo de ampliar o seu empreendimento, sendo constituídos por cinco etapas: preparação dos projetos, avaliação dos planos de negócio, avaliação da aptidão técnica e social, capacitação para o trabalho e liberação do financiamento. Cada proposta deve ter pelo menos dois integrantes, residentes em Fortaleza, e que tenham cursado pelo menos 50% de sua vida escolar na rede pública de ensino. A central de atendimento está disponível para outras informações (3452.6182).