Rede municipal já cadastrou quase quatro mil novos alunos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 07:07, por: cdb

Após o período da realização da pré-matrícula e da matrícula, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, recebeu quase quatro mil novos alunos na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2012. O cadastramento da pré-matrícula foi aberto para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cadastros dos novos estudantes são realizados desde 12 de dezembro de 2011.

A pré-matrícula foi dividida em três fases, onde na primeira, que acorreu no período de 12 a 21 de dezembro, foi atendida toda faixa obrigatória, que vai do Pré-Escolar até o 9º ano do Ensino Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na ocasião, não entraram o Maternal I e Maternal II. Na segunda fase, de 9 a 13 de janeiro de 2012, estiveram disponíveis todas as vagas restantes da primeira fase, além de cerca de 2 mil vagas para o Maternal I e II. Já na terceira fase, que foi de 6 a 15 de fevereiro de 2012, foram oferecidas todas as vagas restantes da primeira e segunda etapas.

Somente com os novos alunos cadastrados na pré-matrícula até esta segunda-feira (27), a rede municipal de educação deve atender a mais 3.798 alunos, que se juntam aos mais de 34 mil estudantes já matriculados na rede municipal.

– É importante ressaltar que todos os alunos na idade obrigatória estão sendo atendidos. A matrícula foi realizada nessas datas para organizarmos o início do ano letivo, garantindo que o aluno estará em sala de aula ainda neste bimestre, não prejudicando seu rendimento escolar. Mas aqueles que estiverem com a faixa etária obrigatória, e chegarem ao município após este período, terão sua matrícula garantida, explica o secretário de Educação, Guto Garcia.

Para atender a demanda por novas vagas, a prefeitura vai construir novas escolas e ampliar outras já existentes. Estão previstas a construção de novas salas de aula para receber os novos alunos que ingressarão na rede municipal nas seguintes escolas: Claudio Moacyr de Azevedo, Engenho da Praia, Generino Teotônio de Luna, Renato Martins e Escola de Córrego do Ouro. No Lagomar também será feita ampliação de salas na escola nova.

Vale lembrar que, de acordo com a Emenda Constitucional 59, a educação básica obrigatória e gratuita é dos quatro anos de idade aos 17. Além disso, segundo a LDB, é competência do município oferecer educação infantil, e, com prioridade o ensino fundamental. Já o Estado é responsável pelo ensino médio e ao Governo Federal cabe o Ensino Superior, e técnico profissionalizante.