Rede Municipal – Prefeito Custódio Mattos empossa 160 gestores municipais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 12:33, por: cdb

JUIZ DE FORA – 25/1/2012 – 12:06

Rede Municipal – Prefeito Custódio Mattos empossa 160 gestores municipais

O prefeito Custódio Mattos e a secretária de Educação, Eleuza Barboza, empossaram, na noite dessa terça-feira, 24, 160 gestores das escolas municipais de Juiz de Fora. A cerimônia, realizada na Estação São Pedro, contou com um público de cerca de 500 pessoas, incluindo parentes e amigos dos empossados e funcionários da Secretaria de Educação (SE). Os diretores e vice-diretores da Rede Municipal de Ensino que compareceram ao evento foram eleitos em dezembro de 2011 para o mandato 2012-2014. Das cem escolas municipais, 94 foram representadas na solenidade. As demais instituições não passaram por processo eleitoral em 2011 ou ainda não o finalizaram, de acordo com as cláusulas previstas no edital.

O prefeito, que entregou os termos de posse a cada um dos agraciados, fez questão de agradecer a todos os profissionais por se oferecerem para ocupar o cargo de gestor escolar. “Agradeço a todos os que se empenharam nos últimos anos e desejo um ótimo trabalho aos que assumem esta função. Temos a certeza de que um fator decisivo para o sucesso dos alunos e para a qualidade da educação municipal é a liderança da direção de uma escola”, destacou o prefeito.

Ele também lembrou do resultado do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) 2011, divulgado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O índice apontou um salto de qualidade no nível de alfabetização alcançado pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O resultado da avaliação mostra que, no final do ano passado, 52% das escolas participantes do Proalfa atingiram o nível recomendado, enquanto, em 2010, a porcentagem das unidades escolares participantes que alcançaram o mesmo padrão de desempenho foi de 35,6%. “Isto é o reflexo da qualidade do trabalho realizado pelas escolas”, declarou Mattos, reforçando que “nada é mais importante na Prefeitura do que o trabalho feito com crianças, em todas as áreas”.

Em sua fala, Eleuza fez um retrospecto dos três anos de intenso trabalho realizado pela SE e pelas escolas, apontando diversas situações, projetos, inciativas e ações de sucesso, todos em busca da melhoria da qualidade do ensino municipal. “Trabalhamos para garantir o direito de aprender de todas as crianças da Rede Municipal. Quando assumimos, em 2009, havia inúmeros problemas para serem solucionados, entre eles, a situação da rede física das escolas e a grande quantidade de alunos com defasagem escolar. Reformamos mais de 55 escolas e investimos, em obras e aquisição de equipamentos, R$ 19 milhões neste período”, declarou a secretária. Ela também pontuou as seis escolas de Educação Infantil que foram criadas, a implementação de um projeto ousado e bem sucedido, que foi o Centro Educacional de Referência Herval da Cruz Braz, a elaboração de um currículo para todas as áreas do conhecimento a ser adotado pela Rede Municipal, a ampliação de vagas na Educação Infantil, a criação dos departamentos de Educação Infantil (DEI) e de Apoio ao Estudante (DAE), entre outras ações.

Representando os gestores escolares, a diretora da Escola Municipal Álvaro Braga, Flávia Regina Toledo Lopes, que segue em seu segundo mandato, falou em nome dos empossados. Acolhendo os novos diretores, ela contou um pouco de sua trajetória na rede municipal. “Agradeço a parceria com a Secretaria de Educação. Agradeço, também, o carinho recebido nos últimos anos e as obras de ampliação física da E.M. Álvaro Braga, depois de 35 anos”, disse Flávia. Ressaltando a valorização dos professores e gestores escolares como um dos fatores de destaque, a diretora também manifestou a vontade de buscar, junto com todos os profissionais, cada vez mais qualidade para a educação municipal.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação, pelo telefone 3690-8497.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO