Rede de TV mostra imagens de corpos na região de Basra

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 22 de março de 2003 as 19:25, por: cdb

A rede de televisão do Qatar Al-Jazeera mostrou na noite deste sábado imagens de corpos de civis iraquianos na região de Basra (sul), mortos, segundo seu correspondente, durante a ofensiva americana.

Cinco corpos, entre eles o de uma criança, foram mostrados no hospital al-Joumhouriya da cidade. São membros de uma mesma família, segundo o repórter da Al-Jazeera em Basra, o único correspondante estrangeiro presente neste grande porto fluvial.

Seis outros corpos de homens, com roupas civis, estavam alinhados no chão do hall do hospital, alguns cobertos por panos ensanguentados.

O apresentador da Al-Jazeera apresentou desculpas aos telespectadores pela divulgação de “cenas horríveis”.

Muitos feridos também foram mostrados no chão e em alguns leitos do hospital da cidade mergulhada na escurdião, devido ao corte da eletricidade. A água também foi cortada. Segundo o correspondente, milícias do partido Baath no poder continuam a patrulhar a cidade.

A jornalista da Al-Jazeera afirmou que os bombardeios aéreos fizeram neste sábado 50 mortos na grande cidade do sul do Iraque, segundo números obtidos junto a um hospital de Basra.