Reconstrução do WTC conta com a participação de arquitetos famosos

Arquivado em:
Publicado Quarta, 01 de Outubro de 2003 às 16:58, por: CdB

O arquiteto britânico Norman Foster, o francês Jean Nouvel e o japonês Fumihiko Maki participarão da reconstrução do Marco Zero do World Trade Center, em Nova York, destruído nos atentados de 11 de setembro de 2001, segundo comunicado do promotor imobiliário recebido nesta quarta-feira.
 
O promotor imobiliário Larry Silverstein anunciou que os três arquitetos trabalharão na materialização do projeto do americano de origem polonesa Daniel Liebeskind, vencedor do concurso para a reconstrução.

O projeto de Liebeskind inclui a torre mais alta do mundo, com 541 metros, com construção atribuída ao norte-americano David Childs.

A torre dominará um complexo de outros cinco prédios que incluirá escritórios, monumentos comemorativos, equipamentos culturais e lojas, em cuja construção colaborarão os três arquitetos mencionados.

- Lord Foster, Maki e Nouvel são universalmente reconhecidos como três dos mais brilhantes arquitetos do mundo. O fato de que se tenham somado a David Childs e Dan Libeskind em nossa equipe tornará possível que os edifícios se tornem novos monumentos de Nova York - explicou Silverstein no comunicado.

Os cinco arquitetos se reuniram em Nova York nesta terça-feira e foram informados por Libeskind sobre a versão revisada do projeto, divulgada em 17 de setembro passado.
Além disso, segundo o comunicado, discutiram o calendário de construção e a coordenação entre os todos os elementos do complexo, que substituirá os mais de 929.000 metros quadrados destruídos nos atentados contra as torres-gêmeas.

O Marco Zero exigirá, ainda, novas infra-estruturas, como um centro de transportes, que será construído pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

- Queremos garantir que todos os novos edifícios do novo Centro Mundial do Comércio (World Trade Center) sejam arquitetonicamente distintos - continuou Silverstein.

Autor do projeto para o novo Parlamento alemão, em Berlim, a ponte do milênio de Londres e o aeroporto de Hong Kong, Foster havia apresentado seu próprio projeto para a reconstrução do Marco Zero que foi finalmente descartado por um júri do qual participara especialistas, representantes de instituições implicadas e familiares das vítimas.

Jean Nouvel é autor dos projetos para a Fundação Cartier para Arte Contemporânea, do Instituto do Mundo Árabe, em Paris, da Ópera de Lyon e do Museu Guggenheim do Rio de Janeiro.

Fumihiko Maki assinou os projetos das sedes de Asahi e da Rolex Toyocho, em Tóquio, e da torre I-Land de Yokohama.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo