Recomeça no Rio Cadastramento para Vale Social

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005 as 09:32, por: cdb

Interrompido no período de carnaval, o cadastramento para recebimento do Vale Social, cartão que dá direito a transporte gratuito, para doentes crônicos e portadores de deficiência, será retomado a partir desta quinta-feira. Os interessados devem ir aos postos apresentar os documentos necessários. O atendimento telefônico para informações também será retomado pelo número 2299-2900.

O Vale Social, cuja distribuição está a cargo da Secretaria de Transportes, foi criado pela lei 4.510, sancionada em janeiro pela governadora Rosinha Garotinho. O benefício garantirá aos beneficiados transporte gratuito em ônibus, trens e barcas, inclusive catamarãs, nas linhas intermunicipais, além do metrô.

Aqueles que já eram cadastrados para o passe livre, mas cujo prazo de validade estava vencido, estão sendo recadastrados desde 17 de janeiro. As novas requisições começaram a ser feitas em 31 de janeiro. Já os que têm passe livre ainda em vigor devem ir aos postos de cadastramento apresentar cópias deste documento, da carteira de identidade, de um comprovante de residência e fotografia 3×4.

Para todos, é necessária a apresentação de laudo médico atestando a deficiência e/ou a necessidade de tratamento continuado, cuja inerrupção pode acarretar risco de morte. De acordo com o assessor especial da Secretaria de Transportes, Márcio Vieira, após a fase de cadastramento e recadastramento, os vales serão enviados pelos Correios para a residência de quem o requisitou.