Realizado pregão para uso de 365 GPS na frota municipal e da BM

Arquivado em:
Publicado Sexta, 02 de Março de 2012 às 10:34, por: CdB

A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão realizou nesta sexta-feira, 2, o pregão presencial de Telemetria, previsto no edital 122/2011, para cedência e instalação de 365 aparelhos de GPS, em regime de comodato. Os equipamentos serão utilizados nos veículos da frota municipal, especialmente os da Secretaria Municipal de Segurança Pública, da Brigada Militar e dos Bombeiros.
O pregão, que durou cinco horas e meia, teve a participação de 11 empresas. O valor estimado foi de R$ 1,014 milhão, pelo período de dois anos. O menor preço oferecido foi de R$ 480 mil. O diretor de Licitações e Compras da SMPG, Ronaldo Coelho Rodrigues, explica que todas as propostas foram abertas e classificadas por ordem crescente. Agora começa a análise de habilitação e capacidade técnica dos concorrentes. Se algum for desclassificado, passa a ser avaliado o preço seguinte.
Conforme o diretor, após essa etapa é aberto prazo de três dias para recurso. Se nenhuma empresa recorrer, a licitação é encaminhada para homologação pelo prefeito Jairo Jorge e posterior assinatura do contrato. Depois dessa etapa, o prazo para instalação dos GPS é de 30 dias.
Os aparelhos vão permitir o controle e gerenciamento do uso da frota, evitando o desperdício e má utilização.

Como funciona

A sigla GPS significa, em inglês, Global Positioning System, ou, em português, Sistema Global de Posicionamento. É o principal sistema de localização e navegação utilizado atualmente no mundo.
O GPS é baseado em um sistema de satélites americanos, que conseguem observar todos os pontos do planeta. Eles enviam sinais para transmissores na Terra, que triangulam os dados e os repassam para os receptores, que podem ser comprados no comércio.

 

Crédito da notícia: Eloá da Rosa
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo