Ratinho participará de inauguração de farmácia popular no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 25 de outubro de 2003 as 15:28, por: cdb

A inauguração da segunda farmácia popular do estado, desta vez em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, na próxima quinta-feira, dia 30, terá um convidado especial: o apresentador de televisão Carlos Massa – o Ratinho.

Como já ocorre na unidade que funciona no Instituto Vital Brazil, em Niterói, a nova farmácia vai vender remédios a R$ 1 para pessoas com mais de 60 anos, desde que sejam moradores da região e apresentem receita do Sistema Único de Saúde.

A farmácia vai funcionar no Terminal Rodoviário de Campo Grande, todos os dias, inclusive finais de semana, das 8h às 17h. “Serão beneficiados os moradores de Campo Grande, Santa Cruz, Senador Camará, Guaratiba, Paciência, Cosmos, Inhoaíba, Santíssimo, Sepetiba e Senador Vasconcelos”, explicou o presidente do Instituto Vital Brazil, Oscar Berro.

De acordo com Berro, até o final do ano, já está confirmada a inauguração de mais três farmácias no estado: em Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo. “E já temos uma equipe em Campos procurando um local para a instalação de uma unidade em 2004”, anunciou o presidente do IVB.

Mais saúde – A partir de uma iniciativa do governo do estado, a fábrica de vacinas BCG (contra tuberculose) em Xerém, Duque de Caxias, finalmente vai começar a funcionar. Através de um convênio que será assinado nesta segunda-feira, dia 27, pela governadora Rosinha Garotinho com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o governo federal vai repassar R$ 5,5 milhões para possibilitar que a unidade entre em operação daqui a um ano em uma das regiões que registra a maior incidência da doença.

“Com capacidade para produzir 60 milhões de doses por ano da vacina BCG, a unidade nunca entrou em funcionamento porque, há três anos, o governo federal suspendeu o empréstimo que faltava”, explicou a governadora.

De acordo com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Peregrino, falta a conclusão de apenas 15% da obra. “Com a iniciativa, vamos gerar cerca de 500 empregos e ainda poderemos produzir, em conjunto com o Instituto Vital Brazil e a Fiocruz, medicamentos fitoterápicos, à base de plantas”, informou o secretário durante sua participação no programa da governadora.

Incentivo ao setor pesqueiro – Os pescadores fluminenses receberam boas notícias no programa Bom Dia, Governadora. O secretário de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior, Christino Áureo, destacou importantes novidades para o setor no próximo ano, como a criação do Cheque Cidadão Pescador Artesanal.

“O cheque será pago no período de defeso, quando o pescador não pode capturar certas espécies de peixe que estão em época de reprodução”, explicou Christino.

Para melhor capacitar os trabalhadores do setor, o secretário também confirmou que serão abertos novos cursos na Escola Estadual de Pesca Ascânio de Faria, em São Gonçalo: de alfabetização e navegação.