Rally Terra Brasil terá novo sistema de cronometragem

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Publicado Quarta, 11 de Junho de 2003 às 10:16, por: CdB

Uma das mudanças mais significativas da segunda edição do Rally Terra Brasil, que acontece de 19 e 22 de junho, entre Rio de Janeiro e Bahia, é o sistema de apuração dos resultados. O mesmo foi especificamente criado para a modalidade cross country, e permitirá uma divulgação mais rápida e precisa dos resultados das especiais (trechos cronometrados). O evento faz parte da Copa Baja Brasil 2003 (segunda etapa) e é valido também pela terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, reunindo os melhores pilotos e navegadores de carros, caminhões, motos e quadriciclos. Em parceria com a Totem, fabricante de equipamentos de bordo para navegação e prestadora de serviços de apuração e cronometragem, Detlef Altwig, secretário da Abracc (Associação Brasileira de Pilotos e Navegadores do Rally Cross Country), fez o projeto do programa de computador, que foi desenvolvido por outro profissional de informática. - É importante destacar que esse novo sistema não é uma adaptação de outras modalidades - explica Detlef. Neste novo sistema, em que tudo foi feito de acordo com as características do cross country, serão utilizados equipamentos de transmissão via satélite da Autotrac, empresa que faz rastreamento; conexão com a internet via StarOne, que fará com que os resultados estejam disponíveis o mais rápido possível para os controles de chegada das especiais, para a direção de prova e, também, para quem estiver acompanhando o evento pela internet. Também serão utilizados painéis eletrônicos nas largadas e fotocélula (luz infravermelha que registra a passagem física dos veículos) nas chegadas para controle de todos os competidores, aumentando a precisão na coleta dos tempos e reduzindo o risco de erros humanos. Mesmo com toda essa tecnologia, o controle manual não será totalmente dispensado. Durante o Rally, a equipe de cronometragem e apuração contará com 25 pessoas. - A expectativa é de que o novo sistema de apuração dê o resultado com a rapidez e a confiança desejada pelos competidores e, principalmente, pela imprensa, para divulgação do evento - afirma Detlef, diretor de prova da categoria carros e que neste fim de semana fará a conferência dos trechos. Com tamanhos adequados aos exigidos pelo regulamento e com informações mais claras e precisas, a confecção das planilhas também foi reformulada. As equipes de apoio receberão planilhas e indicações de rotas mais fáceis para chegar até as trilhas e prestar apoio para os veículos. Vale ressaltar que somente os apoios credenciados previamente poderão entrar na trilha. Outra novidade é a indicação de todos os tempos da prova, como largada e chegada, além de tempos máximos para especiais e deslocamentos. Uma equipe com cerca de 40 pessoas será treinada pela organização para fazer o fechamento das trilhas e garantir a segurança dos competidores, que também contarão com o apoio de um helicóptero e uma ambulância UTI. Carros, motos, caminhões e quadriciclos percorrerão cerca de 1.500 km, sendo 550 km só de especiais, passando por Rio das Ostras (RJ), Santa Maria Madalena (RJ), Campos de Goytacazes (RJ), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Linhares (ES), Mucuri (BA), Trancoso (BA) e Porto Seguro (BA), onde a prova termina, na Passarela do Álcool.

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