Radiobrás publica protocolo para cobertura das eleições 2006

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Publicado quarta-feira, 10 de maio de 2006 as 12:06, por: cdb

 A Radiobrás, Empresa Brasileira de Comunicação, publicou um protocolo de compromisso com o cidadão para a cobertura das eleições 2006, quando o brasileiro vai votar para presidente, governadores, deputados federais, senadores e deputados estaduais. A empresa elaborou o documento para tornar públicos os critérios de uma cobertura com equilíbrio, objetividade, transparência e apartidarismo.

Toda a produção de conteúdo realizada pela equipe da Radiobrás nas eleições de 2006 poderá ser acompanhada e fiscalizada de perto pelo cidadão.

– Estamos tomando todos os cuidados para manter uma cobertura objetiva e apartidária no período eleitoral. E, sendo a Radiobrás uma empresa pública, nós precisamos compartilhar com o cidadão os critérios que estamos adotando para impedir a partidarização –  disse o presidente da empresa, Eugênio Bucci.

O esforço, acrescentou Bucci, será no sentido de orientar o cidadão sobre seus direitos e deveres, buscando sempre relacionar os temas do debate eleitoral com o dia-a-dia dos brasileiros.

– Nós não queremos dirigir a formação da opinião dos cidadãos. Queremos ser úteis para que cada um tenha fundamentos para fazer a escolha na direção que julgar melhor – disse.

De acordo com o documento, é dever da Radiobrás cobrir o processo eleitoral porque o período é o ponto mais alto de delegação de poder na democracia. Em torno desse processo do Estado brasileiro, há uma grande mobilização social. Por isso, a empresa precisa, a exemplo do que fez nas eleições 2004, deixar claros quais são os critérios de trabalho. O documento registra que as regras para a cobertura respeitam a Lei Eleitoral (Lei 9.504/97), o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (Resolução 22.124) e os próprios documentos que firmam os parâmetros do jornalismo da empresa pública.

A cobertura a ser realizada pela Radiobrás seguirá os prazos legais estabelecidos pela Justiça Eleitoral. As candidaturas, por exemplo, só serão noticiadas pela empresa a partir do momento em que forem definidas oficialmente pelas convenções partidárias, que devem ocorrer entre 10 e 30 de junho. A produção de informações sobre campanhas só vai começar após o início oficial da propaganda política, no início de julho.