Rádio Senado inicia transmissões em Teresina

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 27 de junho de 2012 as 07:08, por: cdb

Solenidade na Presidência do Senado dará início, nesta quarta-feira (27), às transmissões da Rádio Senado em Teresina, Piauí. Participarão, além do senador José Sarney, os representantes do estado, Wellington Dias (PT), Ciro Nogueira (PP) e João Claudino (PTB), e – por telefone – o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themistocles Filho. Os equipamentos da Rádio Senado na capital piauiense ficarão abrigados na assembleia.

Teresina é a sexta capital a contar com a Rádio Senado FM, presente em Brasília, Natal, Cuiabá, Fortaleza e Rio Branco. O projeto de expansão da Rádio Senado prevê, ainda este ano, a instalação da emissora em, pelo menos, outras cinco capitais onde o Senado já tem as consignações de canais de FM. A previsão é de que entrem em operação em 2012 as estações da rádio em Belém, Rio de Janeiro, João Pessoa, Maceió e Macapá.

A Rádio Senado, criada em janeiro de 1997, tem como finalidade a transmissão ao vivo das sessões plenárias e das comissões do Senado Federal e do Congresso Nacional e divulgar as atividades realizadas nas dependências da instituição. A programação inclui noticiários, radiodocumentários, programas culturais e peças institucionais, além de uma programação musical com prioridade absoluta para a MPB. Dessa forma, a Rádio Senado tem contribuído para a transparência das ações legislativas, ao divulgar informação sobre as discussões e a votação de projetos que têm repercussão na vida dos brasileiros.

A programação pode ser acompanhada ainda pela Radioagência Senado, que divulga diariamente pela internet todos os pronunciamentos dos senadores, nas sessões plenárias e nas reuniões das comissões, além da programação noticiosa e cultural. Por meio da Radioagência, 1600 emissoras de rádio de todo o país acessam a programação e reproduzem para seus ouvintes.