Queda de barreira devido às chuvas soterra uma pessoa no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de janeiro de 2003 as 20:39, por: cdb

Um homem de 22 anos, Juliard dos Santos, foi soterrado por uma barreira que caiu hoje de manhã, no loteamento Santa Bernardete, em Nova Friburgo (região serrana do Rio), por causa das chuvas que atingem o Estado desde a última sexta-feira. Santos foi socorrido pelos bombeiros e está internado em observação no hospital Raul Sertã.

Os transtornos causados pelas chuvas diminuíram no Estado, mas a Defesa Civil permanece em alerta. A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de temporais e ventos fortes até sexta-feira, principalmente no interior.

Até as 16h, a Defesa Civil do município havia recebido 78 chamadas. A maioria era relacionada a deslizamentos de barreiras. Não houve vítimas.

A Defesa Civil do Estado divulgou boletim com o número de desabrigados (pessoas que perderam suas casas) e desalojados (pessoas que não podem voltar para suas casas por estarem em local de risco). A cidade mais castigada até agora foi São Francisco de Itabapoana (região noroeste), com 175 desalojados e 355 desabrigados. Em Petrópolis (região serrana), onde 17 pessoas morreram em um temporal no início do mês, há 165 desabrigados e 68 desalojados.

São Jesus de Itabapoana e Porciúncula (região noroeste), com 35 desabrigados, decretaram estado de calamidade pública. De acordo com o boletim, a Secretaria de Defesa Civil do Estado enviou 2.869 quilos de alimentos para as cidades mais afetadas pelo mau tempo.