Qualidade de vida é tema de palestra no Esmuti

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 14:36, por: cdb

NotíciasPostada em 28/03 – 17:33 Qualidade de vida é tema de palestra no Esmuti

A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdpdef) promoveu, nesta quarta-feira (28/03), o terceiro encontro do Projeto “Com Vivências”, no Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti), no Bairro da Luz. Qualidade de vida foi o tema da palestra proferida pelo psicólogo Luiz Carlos Albuquerque. O evento contou ainda com a participação da musicoterapeuta Aline de Jesus. O quarto encontro será no Hospital da Posse. A data ainda não foi definida.

De acordo com a secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Daniela Cardoso, a palestra foi direcionada a famílias que tenham pessoas deficientes em casa e às idosas do Esmuti. “Realizamos sempre as palestras com uma oficina. Hoje foi de musicoterapia. As famílias adoram, pois é um trabalho muito interessante”, disse a secretária.

O psicólogo Luiz Carlos Albuquerque lembrou que é importante viver o dia a dia com saúde e sempre procurar conviver e interagir com as pessoas. Ele contou a história de um trabalhador de um frigorífico que foi salvo da morte porque sempre dava bom dia ao porteiro. “Certo dia, todos os funcionários estavam indo embora, quando o porteiro percebeu que seu amigo,  que lhe cumprimentava todos os dias, não havia saído. Ele fez um alerta e os trabalhadores  começaram a procurar o colega e o encontraram na câmara frigorífica já quase congelado. Isso ilustra a importância de um simples gesto, como por exemplo, cumprimentar as pessoas”, resumiu.

A musicoterapeuta Aline de Jesus explicou que através da música “A Formiguinha foi à Feira” conseguiu ministrar exercícios que trabalharam os movimentos dos pés, quadril e coxas. “Elas interagiram muito bem. O melhor de tudo foi quando todos  participaram da terapia do riso. Foi muito divertido”, avaliou.

A Secretaria levou também para o Esmuti uma oficina de beleza. Foram atendidas 65 pessoas que utilizaram diversos serviços, como corte de cabelo e cuidados com a sobrancelha.