Qorei adverte os EUA sobre apoio aos assentamentos na Cisjordânia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de abril de 2004 as 09:12, por: cdb

O primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Ahmed Qorei, advertiu os Estados Unidos nesta quarta-feira dizendo que o apoio à permanência de assentamentos judaicos na Cisjordânia pode pôr um pontoi final na esperança de negociar a paz entre israelenses e palestinos.

Em um encontro com o premier de Israel nesta quarta-feira, em Washington, o presidente dos EUA, George W. Bush, pode anunciar o apoio limitado de seu governo ao plano unilateral de retirada da Faixa de Gaza. A preocupação dos palestinos está no fato de Sharon ter vinculado o plano à manutenção e fortalecimento dos maiores assentamentos na Cisjordânia.

– Estamos realmente e seriamente preocupados – declarou Qore em sua advertência horas antes do encontra entre bBush e Sharon.

Qualquer indício de aprovação do plano para os assentamentos – instalados desde a guerra de 1967 na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, onde os palestinos querem instituir seu Estado – seria uma grande mudança na política americana para a região. Anteriormente, o governo Bush já tratou tais enclaves de obstáculos para a paz.

Qorei afirmou que, Israel e EUA chegarem isoladamente a um acordo sobre os planos de Sharon, isso seria “a destruição real do processo de paz e não deixará nada para negociar entre palestinos e israelenses”.