Pelo menos sete jovens foram detidos nesta quinta-feira, durante uma manifestação de estudantes contra a guerra no Iraque, que acabou em confronto entre a polícia e os protestantes.
A manifestação, que foi realizada por centenas de jovens, partiu da praça principal de Estrasburgo (Nordeste da França) em relativa calma, mas os ânimos começaram a se exaltar durante a passagem pelos limites do consulado dos Estados Unidos.
Alguns manifestantes tentaram se aproximar do consulado, apesar de o trajeto não ter sido autorizado pelas autoridades, e, diante da oposição policial, começaram a atirar pedras contra os agentes de segurança, que responderam com bombas de gás lacrimogêneo.
Nas ruas próximas, alguns integrantes do protesto começaram a quebrar os pára-brisas e retrovisores de, aproximadamente, 30 carros estacionados.
Gritando “Viva Saddam”, “Alá é grande” e “Bush, Sharon e Hitler qual é a diferença?”, os manifestantes, que carregavam bandeiras iraquianas, palestinas e marroquinas, também atiraram ovos contra uma loja do McDonald’s.
Para evitar mais confusão, as autoridades da cidade ordenaram o fechamento temporário de algumas grandes lojas que estavam no trajeto da marcha.
Seis dos presos foram detidos por agredir policiais, enquanto o sétimo foi acusado do roubo de um computador portátil.