Proteja e hidrate sua pele no outono

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 21 de março de 2003 as 18:32, por: cdb

Se o verão é a estação da proteção, no outono é hora da hidratação.
Um cuidado não exclui o outro, mas o foco de preocupação muda.

Quando o assunto é pele, impossível dar recomendações que sirvam para todos. Seca, oleosa ou mista (normal), para cada caso é preciso um cuidado e recomendações diferentes.

“O cuidado no dia-a-dia tem mais a ver com pele do que com a estação do ano”, explica a professora do departamento de dermatologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Ediléia Bagatin.

Se o filtro solar já era um item presente entre os demais produtos de higiene pessoal beleza, continue assim. Se não era, cuidado, trate de adquirir um.

“Não pode esquecer de tomar cuidado com dias nublados ou com garoa. Precisa passar protetor em todas as partes expostas”, lembra o dermatologista Luis Renato do Amaral Medeiros.

Mesmo em dias nublados e chuvosos, os raios solares continuam atingindo a Terra, mesmo que em menor proporção. Com isso, o risco de câncer ou de envelhecimento precoce da pele continua.

“Não muda muito. Recomenda-se o uso de filtro solar durante o ano todo, em especial no verão. A hidratação da pele também deve ser feita sempre, ainda mais no outono e inverno”, diz a médica da Unifesp.

As recomendações vão de acordo com o tipo de pele. O primeiro passo é higienizar a pele com um sabonete líquido de pH neutro ou com loção de limpeza.

Quem tem pele seca deve procurar protetores em forma de creme, ao contrário dos que têm pele oleosa, que devem optar pelo uso de gel. Uma loção é ideal para as pessoas de pele mista (normal).

Dicas e receitas caseiras

Argila – É rica em oligoelementos, possui todos os sais minerais que nossa pele necessita, sendo indicada para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas e acnéicas.

Esfoliante – É um produto aplicado com suaves massagens, remove células mortas deixando a pele macia.
Misture um pouco de açúcar a um pouco de creme hidratante e massageie o rosto delicadamente com esta mistura. A seguir, enxágüe bem, aplique a loção tônica e o hidratante. Mas não exagere: faça a esfoliação conforme seu tipo de pele. A pele oleosa pede uma esfoliação por semana, as normais, a cada quinze dias e as secas, uma vez por mês.

Loção Tonica – Devolve o pH (fator de umidade) natural da pele, preparando-a para melhor absorção (penetração) dos produtos.
Ferva uma panela de água e adicione chá de camomila (uns dois saquinhos). Limpe sua pele normalmente com o creme ou loção de limpeza. Enxágüe com água morna (para não ressecar a pele) e deixe o rosto receber o vapor da camomila por 5 minutos, mais ou menos. Seque o rosto com delicadeza, aplique a loção tônica e passe o hidratante.

Máscaras faciais
Além de usar um bom creme hidratante diariamente, aplique uma máscara facial. As peles secas precisam de 1 aplicação por semana, as normais a cada 20 dias e as oleosas, 1 vez por mês.
Uma sugestão de máscara caseira hidratante: misture 2 colheres (chá) de mel com algumas gotas de óleo de amêndoa, passe no rosto e deixe por 15 minutos. Depois, enxágüe com água morna. O mel também é perfeito para amaciar a pele, depois de limpar e tonificar.Neste caso, aplique apenas o mel, deixe agir por 20 minutos e enxágüe. Para peles secas pode-se aplicar uma máscara feita com 1/2 abacate e uma colher (sopa) de mel. A máscara deve ser aplicada sobre a pele limpa e tonificada. Evite aplicar na região dos olhos e dos lábios.

Tirar oleosidade
Para combater a oleosidade excessiva use compressas de chá de camomila gelado no rosto, aplicando duas vezes ao dia, pelo menos. A camomila tem ação adstringente. Antes de passar base da maquiagem no rosto, é aconselhável passar adstringente. Isto diminui a oleosidade e evita que a maquiagem “derreta”.

Hidratando os lábios
Para lábios ressecados nada melhor que vaselina cremosa ou hidratante aplicados com uma escovinha macia passada de leve. Enxágüe e aplique manteiga de cac