Prorrogado prazo de consulta sobre faixas prioritárias para transporte público

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2012 as 10:43, por: cdb

02/03/2012O objetivo da medida é agilizar as viagens, garantindo maior fluidez no deslocamento de coletivos
No intuito de ampliar a participação popular, a Prefeitura de Fortaleza prorrogará o prazo de consulta sobre a implantação de faixas prioritárias para transporte público. Os usuários de ônibus que ainda não votaram nos terminais de integração ou através do site da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) podem emitir a opinião até o dia 11 de março, data em que será encerrada a votação que indicará o trecho escolhido pelos próprios passageiros para iniciar a mudança.

Estudos elaborados pelo órgão gestor de transporte municipal apontam cinco opções de corredores que podem ser contemplados com a novidade: Antônio Bezerra/Centro, Antônio Bezerra/Messejana, Lagoa/Centro, Messejana/Centro e Leste-Oeste/Centro. Estima-se que a medida aumentará a velocidade operacional dos ônibus, possibilitando maior fluidez no deslocamento, além de permitir redução de combustíveis e de emissões de poluentes nos corredores viários.

Trata-se da implantação de um novo sistema de tráfego – Serviço Rápido de Ônibus (BRS) – corredor expresso em que serão estabelecidas faixas preferenciais para a circulação de coletivos. Aproveitando a própria infraestrutura viária existente, o transporte público terá prioridade na via, possibilitando viagens cada vez mais rápidas.

Confira os trechos

Antônio Bezerra – Centro
Mister Hull – Bezerra de Menezes – Meton de Alencar – Tristão Gonçalves – Pedro I – Imperador – Duque de Caxias – Pe. Ibiapina

Ant. Bezerra – Messejana
Via Perimetral

Lagoa – Centro
José Bastos – Carapinima – Tristão Gonçalves – Pedro I – Imperador

Messejana – Centro
Br-116 – Aguanambi – Dom Manuel – Rocha Lima – D. Leopoldina – Heráclito Graça – Praça Coração de Jesus – Visconde do Rio Branco

Leste-Oeste – Centro
Leste/Oeste – Filomeno Gomes – São Paulo – Barão do Rio Branco – João Moreira –  Praça da Estação