Proposta proíbe mensagem de voz com cobrança de conta

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 14:09, por: cdb

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2887/11, do deputado Dimas Fabiano (PP-MG), que proíbe a inserção pelas empresas de telefonia móvel de mensagem de voz com cobrança por conta não paga, durante as ligações de seus clientes.

De acordo com o projeto, caberá ao Executivo decidir qual órgão ficará incumbido de fiscalizar o cumprimento da norma. Conforme a proposta, pelo descumprimento da nova regra, a empresa terá que pagar multa diária de R$ 20 mil. Em caso de reincidência, a multa deverá ser paga em dobro.

Segundo o autor, as operadoras de telefonia celular dispõem de outros meios para serem compensadas em caso de eventual atraso no pagamento da conta, como multa e juros. “Não há justificativa plausível para submeter o cliente a constrangimento e contratempo durante suas ligações telefônicas. Pode ser classificada como conduta criminosa a utilização da mensagem de voz cobrando o cliente quando este precisa efetuar uma ligação”, afirma.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:PL-2887/2011Reportagem – Oscar Telles
Edição – Juliano Pires