Projeto Terça Maior mostra sonoridade do Centro Cultural São Bernardo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 13:30, por: cdb

No próximo dia 27, a partir das 19h30, o Centro Cultural São Bernardo (CCSB) promove o Projeto Terça Maior, desenvolvido pela equipe do Centro em parceria com os professores da oficina de música do Arena da Cultura. O evento mostra o resultado do trabalho dos participantes das atividades de prática de conjunto e musicalização, que desenvolveram músicas de autoria coletiva e agora apresentam à comunidade. Em seguida, o projeto promove bate-papo com o músico e compositor Gustavo Tatai, que conta um pouco sobre a gravação de seu primeiro trabalho, o disco Groove da Esquina. A entrada é gratuita.

Segundo o professor Paulo Mariano, que ministra a oficina de criação e prática de conjunto do projeto Arena da Cultura, a atividade propõe o desenvolvimento da criatividade através de exercícios e práticas coletivas de criação musical, trabalhando aspectos como letra e música, prática de instrumentos e a estrtuturação da linguagem musical para alunos iniciantes.

Durante o evento, alunos na faixa dos 16 aos 45 anos de idade irão apresentar diversas criações musicais produzidas ao longo da oficina. Foram eles que compuseram letra, melodia e harmonia. “Os arranjos foram trabalhados com a ajuda dos professores, mas a concepção musical foi realizada pelos próprios alunos, utilizando criativamente elementos sonoros e timbres de diversos instrumentos, objetos, vozes e ruídos”, ressalta Paulo.

Bate-papo

Gustavo Tatai é compositor, vocalista e guitarrista da banda Groove da Esquina, formada em 2007 e também composta pelos músicos Chuck (Baixo) e Mateus Baeta (bateria). O grupo toca de Rock a MPB passando pelo groove. Participaram de vários festivais em 2010 como o Festival Nacional da Canção, Festibar e Festival de Conceição do Mato Dentro. Em 2010, foram convidados a participar do catálogo de divulgação do projeto Música Minas do Governo de Minas Gerais, dividindo páginas com artistas conhecidos como Fernanda Takai e Flávio Renegado, entre outros.

Na conversa da próxima terça, Gustavo Tatai promete falar um pouco sobre o processo de composição e gravação de seu primeiro CD, o “Groove da Esquina”. “A ideia é um bate-papo musical, vou tocando algumas músicas durante a conversa e, cantando, conto a minha história”, adianta ele.


O Projeto

O nome escolhido para o projeto, Terça Maior, faz uma analogia ao intervalo que define a formação de um acorde em Música, a Terça. Terça Maior é o terceiro grau da escala diatônica, constituída por oito notas. O projeto, que teve início este ano, está em sua segunda edição. Acontece sempre na última terça-feira do mês, dia em que os alunos se dedicam a mostrar o resultado de seus trabalhos à comunidade.