Projeto Rotas Verdes Brasil na Escola leva educação ambiental para alunos de Ipatinga

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 12:01, por: cdb

(29/02/2012) – Ação educativaProjeto Rotas Verdes Brasil na Escola leva educação ambiental para alunos de Ipatinga

O projeto Rotas Verdes Brasil na Escola recebeu o apoio da Prefeitura de Ipatinga para levar educação ambiental a quase 2 mil alunos do 6º ano (antiga 5ª série) da rede municipal. A iniciativa também irá contemplar os estudantes da zona rural do município. Durante as palestras interativas, o documentarista Fernando Lara irá contar às crianças suas experiências vividas ao longo de seus 12 anos de registro da vida selvagem no país e no mundo.

A primeira palestra do projeto foi realizada na última segunda-feira (27), na Escola Municipal João Reis, no bairro Limoeiro, onde mais de 100 crianças ouviram atentamente as explicações do documentarista. Os estudantes da Escola Municipal Evaldo Fontes, no bairro Forquilha, também receberam Fernando e os registros dos mais de 20 mil quilômetros percorridos por ele, que documentou todos os biomas brasileiros na Expedição Rotas Verdes Brasil, executada em oito meses em 2011.

Na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito Robson Gomes da Silva (PPS), juntamente com os secretários de Educação, Maurício Mayrink, e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Cláudia Brum, acompanhou a palestra ministrada aos alunos da Escola Municipal Arthur Bernardes, no Canaã. “Esta é uma excelente iniciativa para conscientizar as crianças sobre a importância de cuidar dos animais e do meio ambiente. Todos nós ganhamos com projetos como este”, disse o prefeito.

Maurício Mayrink destacou que a palestra irá despertar interesse ambiental nos alunos. “Esta iniciativa vai motivar ainda mais os alunos e professores da rede municipal a preservarem o meio ambiente. Acredito que esta experiência vivida pelo documentarista terá muita serventia para estes estudantes”, entende.

Para Cláudia Brum, o projeto é uma maneira de incentivar as crianças para preservarem cada dia mais o meio ambiente. “Precisamos nos atentar aos cuidados com a natureza. A dedicação do Fernando é um ótimo exemplo. Agradecemos a Rotas Verdes pela parceria”, pondera.

O documentarista faz uma palestra interativa, ouve a opinião das crianças e leva informação sobre o comportamento dos animais. “A maioria dos animais não reconhece o homem como presa em potencial, mas há uma série de histórias e mitos que tratam esses bichos como nossos inimigos. É por meio do conhecimento que podemos informar as crianças de como se comportar em ambiente selvagem, além de incentivá-los a fazer ações de preservação ambiental”, afirmou.

A iniciativa Rotas Verdes Brasil na Escola é uma realização da Fauna e Flora Documentários e RPPN Sítio do Zaca, em parceria com a Prefeitura de Ipatinga e Infrater Engenharia.

Por: ACS/PMI