Projeto do Rio Chico envolve seis bacias

Arquivado em:
Publicado Terça, 25 de Janeiro de 2005 às 07:53, por: CdB

O Projeto São Francisco tem o objetivo de levar para as bacias dos rios Jaguaribe (CE), Apodi (RN), Piranhas-Açu (PB e RN), Paraíba (PB), Moxotó (PE) e Brígida (PE) - 26 metros cúbicos por segundo, ou seja, 1% do que o São Francisco despeja no mar. A água será usada para o abastecimento humano e para matar a sede de animais. Somente nos anos hidrologicamente favoráveis, também será destinada ao desenvolvimento de atividades econômicas.

O empreendimento prevê a construção de dois canais - o Leste levará água para Pernambuco e Paraíba, e o Norte, já denominado de Celso Furtado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atenderá aos Estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A captação será feita em dois pontos: em Cabrobó e no lago da Barragem de Itaparica, ambos abaixo da barragem de Sobradinho.

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está conduzindo o processo de concessão da licença ambiental do Projeto São Francisco, que prevê a realização de mais quatro audiências públicas. As próximas ocorrerão hoje (25) em Belo Horizonte, dia 27 em Salvador, dia 31 em Aracaju e dia 2 de fevereiro em Maceió.

Pernambuco será o mais beneficiado

Dos quatro Estados beneficiados pelo projeto de integração do São Francisco, Pernambuco será o que mais vai receber água. De acordo com o representante do Ministério da Integração Nacional, João Urbano Cagnin, coordenador técnico do projeto São Francisco, o açude de Poço da Cruz, localizado no município de Ibimirim, que tem capacidade para armazenar 500 milhões de metros cúbicos de água, vai passar a ter segurança hídrica.

- O açude é muito grande, mas nunca fica cheio. Só chegou a sua capacidade máxima durante o forte inverno do ano passado. No resto do tempo é um reservatório de pouca água. Com o projeto de integração, o Estado poderá dispor de um açude com capacidade para abastecer vários municípios - lembrou.

Segundo ele, já existe em estudo o projeto de um canal para levar água de Poço da Cruz para os municípios do Agreste, uma área carente de água. Esse canal, que seria construído pelo estado com apoio da União, levaria água do açude até a cidade de Gravatá.

- Pernambuco tem dois grandes centros desenvolvidos: um fica no vale do São Francisco, com Petrolina, e o outro no litoral, com as cidades da Região Metropolitana do Recife. O projeto de integração do Rio São Francisco às bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional vai garantir o desenvolvimento dos municípios localizados na região central do Estado.

O Açude de Poço da Cruz vai receber água do Canal Leste, captada no Lago de Itaparica. O canal terá extensão de 220 quilômetros até o Rio Paraíba (PB). Os primeiros benefícios do projeto deverão aparecer dois anos depois de iniciadas as obras, com a entrada em operação da primeira parte dos canais. Segundo os técnicos do Governo Federal, o projeto vai apresentar incremento de 7% no Produto Interno Bruto (PIB) dos estados beneficiados.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo