Programação da Virada Cultural Paulista em Campinas está definida

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 08:57, por: cdb

Programação da Virada Cultural Paulista em Campinas está definida

23/03/2012 – 11:54

  

 Tiago de Souza

 

Com a presença de Léo Jaime, Mariana Aidar e Pitty, a programação da Virada Cultural Paulista em Campinas já está definida. As atrações foram anunciadas pelo Governo do Estado, que confirmou ainda a Praça Arautos da Paz, no Taquaral, como local de realização da Virada na cidade.

 

Promovida pelo Governo do Estado em 24 cidades paulistas, em parcerias com as prefeituras locais, o evento acontecerá nos dias 19 e 20 de maio, com centenas de apresentações de teatro, dança, música, culturas populares, intervenções urbanas, cinema, literatura, circo, ópera e artes visuais espalhadas pelo interior e litoral paulista.

 

No sábado, as atrações definidas são: Léo Jaime (anos 80), Mariana Aidar (MPB), Reggae Spirit (reggae), DJ Shetara (música eletrônica) e Autoramas (rock). No dia seguinte, a programação será aberta pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, e seguirá com o grupo Cara Crachá (cultura popular), Dexter e Max B.O. (rap), Legião Urbana Cover (anos 90), e termina com a cantora Pitty (rock). Os horários ainda serão confirmados e a entrada é franca.

 

“Recolocar a cidade na Virada Cultural foi uma batalha vencida pelos nossos servidores da Secretaria de Cultura, pois assumida como compromisso pela atual Administração. Uma cidade de porte como a nossa não pode ficar fora de eventos com essa importância”, afirma o secretário de Cultura, Flávio Sanna.

 

Histórico

 

No ano passado, a cidade chegou a participar da Virada, mas não do evento completo, já que não estava entre os municípios que receberiam eventos inicialmente, mas conseguiu entrar com uma programação própria, paralela, e com alguns poucos eventos promovidos pelo Governo do estado. Campinas não consta na programação completa desde 2009.

 

Maior evento cultural do interior e do litoral de São Paulo, a Virada Cultural Paulista é inspirada na Virada da capital e foi lançada pelo governo do Estado de São Paulo em 2007, em 10 cidades.

 

Atualmente 24 cidades (somando com Campinas) participam do evento e a expectativa para esse ano é de reunir um público superior ao de 2011, ou seja, passar das cerca de 1,7 milhão de pessoas que assistiram às mais de mil apresentações culturais oferecidas.