Programa Saúde na Comunidade será retomada no dia 10 de março

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 14:48, por: cdb

A Secretaria Municipal de Saúde retoma no próximo dia 10 de março, sábado, o Programa Saúde na Comunidade. O primeiro bairro assistido será a Estrada da Moralogia. No ano passado, foram realizadas 21 edições do Programa em 10 comunidades distintas, com um total de 7.940 procedimentos diversos executados.

O objetivo do Programa Saúde na Comunidade é facilitar o acesso aos serviços de saúde quem mora em bairros distantes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais da cidade. Moralogia será o primeiro bairro assistido em 2012. As próximas edições devem acontecer no Parque São Martinho e Volta Fria, respectivamente. Outros locais que devem receber a iniciativa são Manoel Ferreira, Conjunto Jéfferson da Silva e Capixinga, entre outros.

Alguns dos serviços à disposição da população são clínico geral, pediatra, ginecologista, dentista, unidades móveis para a coleta de material necessário para a realização do exame Papanicolaou, que previne o câncer de colo de útero, e para exames de detecção do vírus HIV. Também há orientação sobre prevenção de diversas doenças, aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Todos os serviços são gratuitos.

A Secretaria Municipal de Saúde também faz a distribuição de medicamentos para os pacientes que realizam consultas no local, como ocorre em todas as edições do evento. O mesmo procedimento continua para os encaminhamentos necessários para exames ou consultas com outras especialidades médicas. Além disso, uma equipe participará do Programa Saúde na Comunidade prestando orientações sobre o Programa Bolsa Família para os moradores interessados. Quem já faz parte da iniciativa pode aproveitar a visita da para fazer a pesagem anual obrigatória.