Programa Pré-aposentadoria vai iniciar quarta turma

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 10:57, por: cdb

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos inicia, no dia 13 de abril, o quarto módulo do Programa Pré-Aposentadoria, com a participação de 27 servidores em vias de conquistar o benefício da aposentadoria. O programa, criado e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos, tem como objetivo oferecer, aos servidores que estão próximos de se aposentar, uma oportunidade de reflexão para conhecer a realidade da aposentadoria, além dos direitos e possibilidades dentro da nova fase.

As assistentes sociais Sivone, Ana Maria e Stela, que coordenam o programa

A primeira edição foi lançada em julho de 2010, quando 29 servidores participaram. A segunda turma, com 20 pessoas, cumpriu a programação de atividades no primeiro semestre de 2011. No segundo semestre do ano passado, o terceiro módulo foi concluído, com a presença de 32 servidores.

De acordo com a assistente social Regina Stela Yahn, da Divisão de Serviço Social e Benefícios, a expectativa é de que esse quarto módulo tenha os mesmos resultados dos anteriores. “Ele corresponde ao primeiro semestre deste ano e as vagas foram todas preenchidas rapidamente. Agora, vamos receber adesão daqueles que pretendem fazer o quinto módulo, marcado para o segundo semestre”, explica Stela.

Por que fazer um programa voltado ao futuro aposentado? Para o secretário Municipal de Recursos Humanos, Carlos Umberto Rossi, com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, hoje em 73 anos, é preciso enxergar o aposentado com um outro olhar. “O que a Prefeitura faz é buscar e trabalhar alternativas que ajudem a preservar o status social que o trabalho propicia. As pessoas não podem ver a aposentadoria como o fim de tudo, mas o início de alguma coisa muito boa, com novas perspectivas, novas oportunidades”, diz o secretário.

O programa desenvolve temas como autoestima, nutrição, planejamento financeiro, saúde, regras para a aposentadoria, aspectos biopsicossociais e lazer, dentre outros. Os interessados, com previsão de se aposentar nos próximos três anos e que desejam participar do 5º módulo, que acontece no segundo semestre, podem desde já entrar em contato com a Divisão de Serviço Social e Benefícios da SMRH, no terceiro andar do Paço Municipal. OS telefones são (11) 4589-8734 e (11) 4589-8750.

Foto: Dorival Pinheiro Filho