Programa de Incentivo Cultural recebe mais de 80 inscrições de projetos para 2012

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 17:06, por: cdb

Ribeirão Preto, 26 de Janeiro de 2012

Programa de Incentivo Cultural recebe mais de 80 inscrições de projetos para 2012
A abertura dos envelopes de documentação acontece dia 30 de janeiro e é aberta ao público

 

Foto MateusZF

 
Contemplando projetos artístico-culturais que estejam alinhados com o Plano Municipal de Cultura, garantindo o fomento, formação de plateia e desenvolvendo processos criativos continuados, o Programa de Incentivo Cultural (PIC) 2012 recebeu mais de 80 inscrições de projetos artísticos em áreas como Exposição Fotográfica, Espetáculo de Dança, Cultura Afrobrasileira, Documentário Patrimônio Cultural, Espetáculo de Teatro, entre outros.

Uma Comissão formada por profissionais capacitados avaliará e selecionará os projetos inscritos, como Dilson Rufino da Silva, orientador de Arte Dramática do TUSP (Teatro da USP de Ribeirão Preto); representantes das secretarias de Cultura das cidades de Araraquara e São Carlos, entre outros. No total, deverão ser contemplados até 26 projetos do PIC.

A abertura dos envelopes da documentação será no dia 30 de janeiro, às 9h, no Auditório da Casa da Cultura, no Morro Alto do São Bento, s/nº, e a data de abertura do envelope dos projetos artísticos será publicada no edital de habilitação. As ações serão abertas ao público.

Para a secretária da Cultura, Adriana Silva, o Programa tem se qualificado a partir de suas próprias experiências. “O diálogo frequente com a comunidade cultural tem nos dado o caminho. Em 2012 administraremos R$ 800 mil em recursos”, avalia Adriana.

Lançado em 2009, pela Secretaria Municipal da Cultura, a iniciativa do Programa de Incentivo Cultural tem ganhado amplo destaque pelos resultados positivos alcançados na execução de sua proposta, como a contemplação de mais de 40 grupos de diferentes expressões artísticas. O Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural também integra o PIC.

De acordo com a diretora do Departamento de Atividades Culturais da Secretaria da Cultura, Simara Cauchick, o Programa de Incentivo Cultural “oferece oportunidade aos produtores locais e agentes de cultura a realizarem seus projetos de forma descentralizada, possibilitando ações de formação em vários segmentos”.