Programa de Gestão aumenta capacidade de atendimento do INSS

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Publicado sexta-feira, 26 de maio de 2006 as 14:26, por: cdb

Desde o final do ano passado, as 160 maiores agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) participam do Programa de Gestão do Atendimento (PGA). Um levantamento do INSS mostra que, nessas unidades, o índice de capacidade de atendimento tem aumentado em até 60%. 

O presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, fez esse balanço do programa e explicou que a base do programa é a capacitação dos funcionários.

– Ela leva os servidores a uma visão gerencial de todo o processo de concessões. Formamos equipes responsáveis por cada processo de atendimento. Os servidores passam a ter também conhecimento da sua responsabilidade, do seu papel na conclusão daquele benefício – contou Simão.

O Programa de Gestão do Atendimento tem a duração de nove meses. A maioria das agências que implantaram vão concluir o processo no começo do segundo semestre deste ano. O principal objetivo das agências, segundo o presidente do INSS, é atuar com mais rapidez nas rotinas de atendimento, evitando que os processos sejam encaminhados para a “retaguarda”.

– É importante dizer que esse é um programa prata da casa – destacou Simão.

– Nós não contratamos nenhum tipo de consultoria, preparamos uma equipe de servidores do INSS que tem hoje capacidade e conhecimento de ferramentas gerenciais, tem noções de gestão e eles estão levando esses conhecimentos a todos os servidores das maiores agências da previdência social – comcluiu.