Programa Cabra Forte alfabetiza 470 jovens

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 23 de junho de 2004 as 09:19, por: cdb

O Programa de Infra-estrutura Hídrica para Grupos de Propriedades Rurais no Semi-Árido, mais conhecido como Cabra Forte, do governo da Bahia, começou este mês a alfabetizar cerca de 470 jovens e adultos beneficiados.

Nesta primeira etapa da alfabetização, serão abrangidos os pólos de Jaguarari e Conceição do Coité, abrangendo um total de nove municípios dos 17 atendidos pelo Cabra Forte. A estratégia de alfabetização é resultado da parceria entre a Secretaria da Agricultura (Seagri) com a Uneb, através do programa Brasil Alfabetizado – Aja Bahia.

De acordo com a assessora de Treinamento da Seagri, Suzana Souza, as aulas acontecem quatro vezes por semana, em um total de 8h semanais, sempre na zona rural.

– Aproveitamos as estruturas que hoje já existem, como igrejas, clubes sociais, associações e até em casas de farinha – explica a assessora. – De nada adiantaria todo o esforço de capacitação do produtor para o manejo adequado dos animais, reserva estratégica, genética e alimentação, se ele não consegue decodificar um receituário agronômico. Sabendo ler, inclusive o acesso ao crédito fica mais fácil – afirma.

O Cabra Forte, criado pelo Governo do Estado no ano passado, tem à frente, além da Seagri, as secretarias de Combate à Pobreza (Secomp), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Planejamento (Seplan).