Programa “Academia da Saúde” será implantado em Marabá

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 13:59, por: cdb

28/03/2012 – 16:48Programa “Academia da Saúde” será implantado em Marabá

Criado pelo Ministério da Saúde através da Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, o Programa Academia da Saúde contemplará Marabá com a construção de polos de Academia da Saúde, a ser instalados em locais públicos, de fácil acesso às comunidades do entorno.

Inicialmente será edificado apenas um, próximo ao Centro de Saúde Hiroshi Matsuda. Mas o município, com base em sua população, poderá ser agraciado com outra unidade futuramente.

De acordo com o Ministério da Saúde, o principal objetivo dessas academias ao ar livre é contribuir para a promoção da saúde da população a partir de infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.

Segundo Joelma Sarmento, auditora da Secretaria Municipal de Saúde, a Academia da Saúde, deve ser instalada às proximidades de uma unidade de básica de saúde, em local aberto, com uma pequena cobertura e banheiros. Uma equipe multiprofissional estará à disposição dos praticantes de esportes nesses espaços, em dias alternados, para orientação e avaliação.

Ainda de acordo com Joelma, cada polo receberá os equipamentos do Ministério da Saúde e R$ 3.000,00/mês para manutenção. A equipe de instrutores e orientadores como nutricionistas, médicos e professores de Educação Física ficará sob responsabilidade da Prefeitura de Marabá.

A auditora que representou Marabá em reunião sobre o assunto em Belém, nesta terça-feira (27), disse não ter previsão de quando a praça de esportes estará pronta. Agora, será iniciado o processo licitatório para viabilização do empreendimento.