Professores do município participam de encontro que incentivam a pesquisa científica

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 23:43, por: cdb

14/02/2012 02h39 – Atualizado em 14/02/2012 02h39 Professores do município participam de encontro que incentivam a pesquisa científica(Foto : divulgação SEMED)

 

Durante o Encontro Pedagógico realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), professores do 5° ao 9° ano participaram de encontros com o objetivo de fomentar a Pesquisa Científica nas 155 escolas que compõe a Rede Municipal de Ensino de Imperatriz.

O professor Alexandre Passos da Silva, Presidente do Movimento Científico Norte Nordeste – MOCINN, Presidente do Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina e integrante do Setor Pedagógico da Unidade Regional de Educação de Imperatriz declara:

“É com grande alegria que fui convidado a participar da Semana Pedagógica dos professores da Secretaria Municipal de Educação. Os encontros foram muito gratificantes. Observei uma equipe animada e acho que teremos um ano de 2012 bem rico de ações e conquistas. Parabenizo a COMCITEC pelo excelente trabalho  desenvolvido e penso que o tema Pesquisa Científica é realmente uma necessidade atual. Observando os alunos que ali compareceram, pode-se verificar o brilho nos olhos e a determinação que o processo da investigação científica trouxe para cada um deles.

Parabéns a alunos e professores. Mais uma vez parabenizo a equipe da SEMED pelo tema selecionado, principalmente tendo em mente que em 2012 teremos a realização da Mostra Centífica Norte Nordeste em nossa cidade penso que uma formação como esta é mais que necessária”.

            Os encontros tiveram a organização da Comissão de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (COMCITEC), que apresentou os projetos que foram selecionados para a FEBRACE 2012:

Escola Paulo Freire

Projeto: Acessibilidade no Bairro Parque Amazonas

Prof. Orientador: Joana Darc de Sousa Sá

Estudantes pesquisadores:

Acássio dos Santos sousa

Karina Lúcia Barroso Ferreira

Vanessa Araújo da Silva

Projeto: Tabuleiro de Química

Prof. Orientador:Hudson

Estudantes pesquisadores:

Ana Cláudia Conceição Leal

Graziela Paiva Silva

Luciano Gomes da Silva

(Prêmio: Credencial FEBRACE 2012).

            Além dos dois projetos citados, outros três trabalhos de estudantes da rede municipal se destacaram e foram premiados na V FECITEC – Feira de Ciência e Tecnologia Sul do Maranhão:  

Escola Municipal Camaçari – Povoado Camaçari

Projeto: Tabu para a informação, para o sexo não. Por quê? Quebrando tabu na luta contra a AIDS.

Estudantes pesquisadoras:  Alunas: Gisely Pereira Melo e

Layla Lopes da Silva Reis.

Professora orientadora: Charlene Oliveira da Silva

(Prêmios: Credencial para MOCINN 2011 – Movimento Científico Norte Nordeste  – Ceará

Credencial: II Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Açaí e I Seminário de Orientação e Discussão da Pesquisa Científica Jovem de Iagarapé Mirim – PA.

 

Projeto: A importância nutricional das frutas de quintal: Açai, banana, buriti, caju, mamão e manga: Um estudo realizado no povoado Camaçari.

Estudantes pesquisadoras: Bruna Ingred Soares Vieira e

Israela Cristina Silva Santana

Professora Orientadora: Charlene Oliveira da Silva

(Prêmios: Credencial: II Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Açaí e I Seminário de Orientação e Discussão da Pesquisa Científica Jovem de Iagarapé Mirim – PA.

Premiaçãona área – Saúde – FECITEC Junior.

Escola Santa Maria
Projeto: O efeito químico das drogas na adolescência.

Estudantes: Letícia Ferreira de Carvalho e Ana Júlia Rocha Diogenes.

Orientadora: Natália Mª de Sousa Portela.

Co-orientadora: Sônia Alves Silva Sales.

(Prêmio: 3º Lugar – Saúde – FECITEC Junior).