Professores de História e Geografia participam de visita monitorada a museus da região

Arquivado em:
Publicado Terça, 27 de Março de 2012 às 13:37, por: CdB

Ribeirão Preto, 28 de Março de 2012

Professores de História e Geografia participam de visita monitorada a museus da região
Visitas ao Museu Histórico Simonense, em São Simão, e ao Museu Ferroviário de Bento Quirino fazem parte das ações de formação continuada para professores da rede municipal de ensino

 

Fotos Divulgação

Objetos de pedra lascada e polida – parte da “pré-história” regional paulista no Museu Histórico Simonense

 
A Secretaria da Educação de Ribeirão Preto promoveu mais uma importante ação de formação continuada para os professores da rede municipal de ensino. Por iniciativa das coordenadorias de História e Geografia, professores municipais das duas disciplinas participaram de uma visita monitorada ao Museu Histórico Simonense, em São Simão, e ao Museu Ferroviário de Bento Quirino. A atividade integra o projeto “Ribeirão Preto: do rural ao urbano” e foi realizada no dia 17 de março, reunindo cerca de 20 professores.

Pré-História Regional - Parte valiosa da nossa pré-história está guardada no Museu Histórico de São Simão. Os professores visitaram o local e tiveram contato com uma diversidade de objetos que revelam a existência de homens pré-históricos e grupos indígenas em territórios paulistas, incluindo São Simão, Luiz Antonio e outras cidades da região. Foram encontrados vários sítios arqueológicos no município de São Simão, área tida como fronteira entre diversos grupos indígenas segundo pesquisas realizadas no vale do rio Mogi Guaçu. O material encontrado no Museu é formado por fragmentos de vasilhas de cerâmicas, associadas ao armazenamento, produção e consumo de alimentos e também de algumas urnas funerárias indígenas. Mesmo que as peças não sejam quantitativamente expressivas, dão pistas de como poderia ser a região antes de ser colonizada.

A visita ao Museu Histórico Simonense e ao Museu Ferroviário de Bento Quirino revela um campo de trabalho a ser explorado por arqueólogos, antropólogos, geógrafos e historiadores e outros estudiosos que desejam estudar aspectos ligados à pré-história ou à história mais recente que aborda a economia regional através do café, da escravidão e das ferrovias. Há bastante material esperando para ser descoberto e estudado, podendo preencher algumas lacunas na história regional e local do nordeste paulista. A visita e o estudo da região, além de aprofundar o conhecimento de seus sítios arqueológicos, da economia, da cultura e os costumes dos povos que viviam ali, pode também contribuir para a conservação de um patrimônio cultural regional, ainda pouco conhecido pela maioria da população e também proporcionar ao professor subsídios que irão enriquecer o processo ensino-aprendizagem dos alunos da rede municipal.

 

Professores de História e Geografia, com o secretário municipal de Turismo de São Simão, visitam a exposição sobre a história da Estrada de Ferro São Paulo e Minas em Bento Quirino

 
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo