PRIMEIRO TRANSEXUAL DO BRASIL LANÇA AUTOBIOGRAFIA NO RECIFE

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 10:33, por: cdb

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PRIMEIRO TRANSEXUAL DO BRASIL LANÇA AUTOBIOGRAFIA NO RECIFE
13:23 Quarta-feira, 29 de Fevereiro de 2012

Romper preconceitos. Esse é o foco da discussão levantada por João W. Nery – primeiro transexual do Brasil – através do lançamento de livro autobiográfico no Recife nesta quinta-feira (01). Também será feito um debate sobre o tema na oportunidade, que acontece às 18h, na Livraria Cultura, no Cais da Alfândega, bairro do Recife. O evento, aberto ao público, é realizado pela Associação Brasileira de Homens Trans (ABHT) e conta com apoio da Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC).

João W. Nery lançará, na ocasião, o livro “Memórias de um Transexual Trinta Anos Depois”, uma releitura do livro anterior (“Erro de Pessoa: João ou Joana?”) e a sua continuação.  O evento terá um primeiro momento, onde o autor contará um pouco da sua trajetória transexual, e acontecerá um debate com especialistas da área, que será aberto a estudantes, ativistas e profissionais da área de saúde. Em seguida, acontecerá o lançamento da publicação no Recife, com momento de autógrafos e entrevista coletiva.

“Queremos mostrar a grande importância que ele tem para a nossa luta. Tudo começou com ele no Brasil. As primeiras cirurgias com homens trans foram realizadas nele, que viveu como homem durante 30 anos se escondendo”, afirmou o coordenador e produtor de visibilidade trans da ABHT – núcleo Recife, Luciano Palhano. De acordo com a titular da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS) vinculada à SDHSC, Rivânia Rodrigues, a PCR vem trabalhando e tentando alinhar todas as políticas LGBT. “Nós trabalhamos para resgatar a garantia dos direitos da cidadania. E esta é uma pauta muito nova, uma discussão que deve ser amadurecida”, assegurou.

Biografia – O autor nasceu, em 1950, no Rio de Janeiro, numa família com princípios rígidos. Ao perder o diploma de psicólogo, por causa da identidade irregular, trabalhou numa usina de concreto, foi artesão, terapeuta corporal, técnico em computador, professor universitário substituto. Sempre escreveu poesias, algumas delas transcritas neste livro.  O primeiro transexual do Brasil conta, em seu livro, um pouco da sua trajetória como transexual. João Nery nasceu mulher e viveu por 30 anos como homem tendo que enfrentar, inclusive, a Ditadura Militar.

– Prefeitura do Recife entrega certificados aos alunos do Projeto Juventude Digital – Gestores representarão a PCR em Reunião Ordinária do Conselho Nacional LGBT – PCR reforça campanha de combate à exploração sexual- Amparo Araújo confere serviços oferecidos pela PCR – Campanhas de Prevenção da PCR serão divulgadas de forma diferenciada no Carnaval 2012 – Prefeitura do Recife realiza bloco carnavalesco Me Segura se Não eu Caio – Alunos do Projeto Formação na Linguagem das Artes participam do Bloco da Paz – Prefeitura do Recife realiza bloco carnavalesco “Me Segura se Não eu Caio” – PCR inicia segunda etapa do projeto Juventude de Terreiro – PCR convoca artistas para participar do Festival Itinerante de Direitos Humanos – Prefeitura realiza curso de Formação na linguagem das Artes em Santo Amaro – PCR promove lançamento do Festival Itinerante de Direitos Humanos- Fórum do Envelhecimento Ativo discute sexualidade – Fórum do Envelhecimento Ativo encerra nesta terça – Secretária de Direitos Humanos recebe homenagem de movimento social religioso – Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã será homenageada pelo movimento social Religioso – Encerramento da VIII Conferência da Criança e Adolescente define políticas para o segmento – Prefeitura realiza atividades de projetos do Pronasci – 8ª. Conferência Municipal da Criança e Adolescente discute políticas públicas – Pátio do Carmo é palco da cidadania