Primeiro-ministro japonês vence eleição geral

Arquivado em:
Publicado Domingo, 09 de Novembro de 2003 às 20:39, por: CdB

A eleição geral do Japão terminou com a vitória da coalizão do Partido Liberal Democrata do primeiro-ministro, Junichiro Koizumi, e seus dois parceiros políticos, contra, principalmente, o partido Democrata de Naoto Kan.

O Japão, país dominado por um só partido há quase meio século, deu um enorme passo neste domingo quando as eleições mostraram progressos da oposição.

Segundo a mídia, os três partidos governistas continuam a controlar a Câmara, mas o partido Liberal Democrata (LDP) de Koizumi não conseguiria garantir a maioria sozinho. A mídia ainda apontou que a coalizão liderada pelo LDP obteve 275 das 480 cadeiras em disputa, menos do que as 287 que tinha até então.

O Partido Democrático, principal grupo de oposição liderado pelo ativista Naoto Kan, cresceu dos 137 deputados atuais para 177. O popular Koizumi deve continuar no comando do governo enquanto a sua coalizão mantiver a maioria geral.

- Minhas responsabilidades não estarão em questão enquanto a coalizão for maioria - afirmou Koizumi numa entrevista à televisão, acrescentando que o LDP pode eleger 240 deputados.

Como o LDP, uma mistura de reformistas e conservadores, não garantiu a maioria na Câmara sozinho, o poder de Koizumi dentro do partido tem grandes chances de ser enfraquecido, acredita Kan, líder do Partido Democrático.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo