Primeira reunião do GGI-M apresenta novidades na execução do cronograma de 2012

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 15:21, por: cdb

Segurança Cidadã

29/02/2012

Primeira reunião do GGI-M apresenta novidades na execução do cronograma de 2012

Os parceiros componentes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M) participaram na manhã desta quarta-feira (29) do primeiro encontro da entidade. Sob a temática de ações do Programa Pacto Pela Vida e apresentação de relatório da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Petrolina (Comdec), a ação congregou as primeiras informações necessárias para o plano de trabalho do ano de 2012.

Os relatórios apresentados por parte do Comdec, que a partir deste ano a entidade passa a ser integrante dos encontros do GGI-M, visa maior conexão em assuntos de segurança e cuidados com as pessoas. Os dados foram relatados através do Secretário Geral do Gabinete e compreenderam informações relativas ao Primeiro Seminário Internacional de Defesa Civil de Pernambuco realizado em Recife nos dias 6 a 8 de fevereiro.

Como resultado do encontro, foram apresentados na ocasião as abordagens vistas no Seminário sobre criação de Sistema de Prevenção de Desastres, Política Nacional de Defesa Civil, Sistema de Prevenção e Alerta Precoce de Precipitações Pluviométricas, Operações de Reconstrução, Planejamento e Pesquisa como instrumento de Prevenção e Preparação, Mudanças Climáticas e o Desenvolvimento Sustentável e Criação do Estatuto de Proteção Civil. Houve também a exposição do Sistema de Alerta e Alarme via SMS, Prêmio de excelência em Defesa Civil, Programa de Defesa Civil nas Escolas, e exemplo da rápida recuperação do Japão por meio do know-how (tragédia provocada por terremoto seguido de tsunamis em março de 2011).

A abordagem funcionou como forma de continuar preparando a cidade em termos de infraestrutura e, também, ampliar por meio dos lideres comunitários o trabalho de conscientização e prevenção, evitando situações de emergência. Na ocasião, foi exposto ainda os locais de vulnerabilidade, classificados em 19 comunidades como Henrique Leite, Jatobá, Cacheado, Cosme e Damião, São Joaquim, Dom Avelar, entre outras localidades e invasões.

Além disso, por parte do Programa Pacto Pela Vida, o Comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, José Ailton Teles, relatou sobre os dados de 2011 e comparativos em relação ao mesmo período do ano passado. “Não começamos o ano de 2012 tão bem e, visando isso, realizamos no último dia 15 o primeiro encontro em Petrolina do Pacto pela Vida que vem buscando cada vez mais trabalhar em parceria com diversas entidades. Mediante aos primeiros dados, fizemos algumas alterações no cronograma de ações, a exemplo do carnaval de Petrolina que obteve bons índices de segurança”, afirmou o comandante Teles, também citando a Operação Risco Zero, realizada na área urbana do município com a parceria também do poder público através de suas secretarias.

A ocasião foi aproveitada pelos líderes comunitários que entregaram suas demandas e solicitações a exemplo de rondas, vistorias, preocupação estrutural com as áreas de risco, entre outros temas. Participaram do encontro os presidentes das associações dos bairros Quati, Jardim Amazonas, Dom Avelar, Núcleo 11 do Projeto Senador Nilo Coelho, São Joaquim e Vila Eduardo.

“Começamos o ano do GGI-M com novidades que já surtem boas deliberações em prol das pessoas e seu bem-estar. O Comdec, que, a partir de agora, passa a ser parte integrante do Gabinete vem reforçar essa parceria, para que possamos trabalhar em um raio maior de ações, oferecendo segurança em todos os aspectos”, concluiu o secretário do Gabinete, Cel. Daniel Ferreira.

Texto e Foto: Juciana Cavacante
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
29/02/2012