Previdência bloqueia pagamento de mais de 140 mil benefícios

Arquivado em:
Publicado Quarta, 17 de Janeiro de 2007 às 08:59, por: CdB

O Ministério da Previdência Social suspendeu o benefício de 147.178 aposentados e pensionistas que não atualizaram os dados cadastrais. O edital de suspensão foi publicado nesta quarta-feira. Este é o décimo edital de suspensão de benefícios.

Essas pessoas foram convocadas para o Censo Previdenciário em setembro de 2006. Os que deixaram de atualizar os dados receberam cartas comunicando a obrigatoriedade de prestar a informação ou tiveram seus nomes publicados em editais, segundo a assessoria de comunicação do Ministério da Previdência.

Os segurados só receberão o pagamento de janeiro, depositado nos cinco primeiros dias úteis de fevereiro, depois que atualizarem os dados na agência bancária em que recebem o benefício. Segundo o ministério, nos bancos maiores - responsáveis por 95% dos pagamentos - a quantia é liberada assim que os dados cadastrais são atualizados. Nos outros bancos, o valor é desbloqueado no prazo máximo de 13 dias.

Os documentos obrigatórios para fazer o censo são o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um documento de identificação com foto, que pode ser a própria Carteira de Identidade. O INSS recomenda, também, que o beneficiário apresente um comprovante de residência e o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

Os benefícios de final 8 são reconvocados para Censo

O Ministério da Previdência começa a reconvocar aposentados e pensionistas, com benefícios de final 8, que não participaram do Censo Previdenciário. O novo edital de convocação será publicado nesta quinta-feira.

Segundo a assessoria de comunicação social do ministério, serão chamados 311.625 beneficiários que foram convocados para fazer o Censo em novembro e não compareceram aos bancos para atualizar os dados cadastrais.

Quem tem endereço válido no banco de dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - 199.794 beneficiários - será avisado por carta registrada e o restante, por editais.

De acordo com informações do Ministério da Previdência, São Paulo tem o maior número de reconvocados, 62.493, seguido por Minas Gerais, com 37.326, e Rio de Janeiro, 31.576.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo