Presidente marca encontro com novos governadores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 11 de janeiro de 2007 as 12:26, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai reunir, em fevereiro, os 27 governadores para discutir as principais necessidades de cada região que terão prioridade em seu segundo mandato. Segundo o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais), o governo vai seguir as sugestões dos governadores já discutidas em reuniões regionais.

Tarso citou como exemplo a região Sudeste, que definiu na semana passada o tema da segurança pública como prioridade para os próximos quatro anos.

– Esta pauta é acolhida pelo governo federal. Estas reuniões são importantes porque trazem uma pauta específica, não apenas para o Estado, mas para a região, e isso nos ajuda a definir prioridades – disse.

O ministro disse que a reforma tributária também será tema do encontro entre Lula e os governadores, assim como as relações entre os Estados e o governo federal. A expectativa é que os governadores apresentem ao presidente uma das principais demandas estaduais que é renegociação das dívidas das unidades federativas com o Executivo.

Desde que assumiu o segundo governo, Lula vem se reunindo com governadores individualmente, mas ainda não colocou em pauta a renegociação das dívidas, como esperam os representantes das unidades federativas.

O presidente Lula continua em férias, descansando no Guarujá, no litoral de São Paulo, e deve retornar ao trabalho na próxima segunda-feira. Mesmo de férias, ele tem se mantido informado sobre as reuniões regionais de governadores e as articulações do governo para a sucessão no comando da Câmara dos Deputados.

Nesta quinta-feira, os governadores do Nordeste estão reunidos no Rio Grande do Norte para definir as principais necessidades da região.