Presidente indonésio ordena reconstrução de Banda Aceh

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de janeiro de 2005 as 09:47, por: cdb

O jornal Tha Jakarta News informou nesta terça-feira que o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, ordenou aos ministros de Obras Públicas e presidência, Djoko Kirmanto e Yusril Ihza Mahendra, respectivamente, que assumam o projeto de reconstrução de Banda Aceh , uma das cidades mais atingidas pelo tsunami. 

A moderna capital administrativa da Malásia, Putrajaya, é o modelo escolhido pela Indonésia para reconstruir Banda Aceh, no norte da ilha de Sumatra, devastada pelo maremoto de 26 de dezembro.

O primeiro passo será uma reunião com o primeiro-ministro malaio, Abdullah Badawi, para conhecer os pormenores da construção de Putrajaya. Yudhoyono reconheceu que a Malásia conseguiu com êxito levantar uma cidade na qual se fundem os valores tradicionais islâmicos com os últimos avanços arquitetônicos e tecnológicos.

Putrajaya, considerada a nova Brasília do Sudeste Asiático, começou a ser construída em 1997 e combina edifícios públicos com grandes espaços naturais, como jardins com mais de 700 espécies da Ásia e da África ou um lago que cobre 10% da superfície total da cidade.

Entre seus edifícios mais simbólicos esta Putra Mosque, mesquita de rocha rosa que incorpora elementos islâmicos de procedência tão variada como Turcomênia, Cazaquistão ou Marrocos.

O ministro Mahendra disse que começarão a reconstrução de Banda Aceh depois de 26 de março, quando a fase de emergência tiver terminado e a “Comissão Especial para Aceh”, criada na semana passada com categoria ministerial e com a missão de reabilitar essa província, estiver plenamente operacional.