Presidente do México visita o Japão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 15 de outubro de 2003 as 05:01, por: cdb

O presidente mexicano, Vicente Fox, chegou, nesta quarta-feira, a Tóquio para realizar uma visita de Estado durante a qual se reunirá com as autoridades do país e que tem como objetivo estreitar os laços de amizade, políticos e econômicos entre ambos os países.
 
O presidente e a comitiva oficial, que inclui sua esposa, Marta Sahagún, foram para o palácio de Akasaka, no centro de Tóquio, residência dos hóspedes de Estado, onde aconteceu a cerimônia oficial de boas-vindas com a presença do Imperador, Akihito, e sua esposa, Michiko.

Fox passou revista à guarda de honra formada no pátio do palácio de Akasaka após escutar os hinos nacionais do México e do Japão, e cumprimentou as máximas autoridades japonesas do Parlamento e do Governo.

Terminada a cerimônia, o presidente Fox e sua esposa foram com os imperadores no automóvel imperial ao palácio de Akihito para uma conversa privada.

Fox, que permanecerá em Tóquio até sexta-feira, deve ir ao banquete que os imperadores oferecerão em sua honra esta noite, e se reunirá amanhã com o primeiro-ministro, Junichiro Koizumi, com quem discutirá o acordo de livre comércio (TLC) que os dois países negociam há um ano.

Embora os negociadores tenham proposto que Fox e Koizumi assinassem o acordo, o Japão se encontra em pleno processo eleitoral e não se mostra disposto a abrir o mercado agrícola, o que parece impedir que ambos os líderes possam rubricar a aliança formal durante esta visita.

Ministros de ambas as partes, incluindo o Secretário mexicano de Economia, Fernando Canales, mantiveram em Tóquio nos últimos dias rodadas extraordinárias de conversas em uma tentativa de desbloquear o processo, e acredita-se que Fox e Koizumi possam conseguir algum tipo de compromisso, embora só para manter abertas as negociações e poder alcançar o acordo com posterioridade.

A agenda do presidente mexicano em Tóquio inclui reuniões com os líderes empresariais do país, políticos e parlamentares.

Fox viajará na sexta-feira para Osaka, a segunda principal cidade do país, onde será investido Doutor Honoris Causa na universidade provincial e falará sobre o futuro do México, além de receber os empresários e autoridades da região.

O presidente mexicano deixará o Japão no sábado e irá para a capital tailandesa, Bangcoc, participar do fórum anual de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec).

O presidente Fox realizou em junho de 2001 uma curta visita de 24 horas a Tóquio na qual anunciou o desejo mexicano de estabelecer com o Japão um TLC beneficente para os dois países.