Presidente do Haiti faz terceira indicação para premiê

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de setembro de 2011 as 15:05, por: cdb

Presidente do Haiti faz terceira indicação para premiê

PORTO PRÍNCIPE (Reuters) – O presidente do Haiti, Michel Martelly, nomeou um especialista em desenvolvimento com passagem pela ONU para o cargo de primeiro-ministro, na sua terceira tentativa de instalar um novo chefe de governo.

A indicação do médico Garry Conille, de 45 anos, que foi assessor do ex-presidente norte-americano Bill Clinton no seu papel como enviado especial da ONU para o Haiti, ocorre depois de o Parlamento haitiano rejeitar indicações anteriores de Martelly em junho e agosto.

Martelly, que fez carreira como cantor popular, tomou posse há quatro meses como presidente do país mais pobre das Américas, devastado por um terremoto em 2010. O país tem um prolongado histórico de ditaduras, corrupção e instabilidade, e mais recentemente tem enfrentado também uma epidemia de cólera.

“Agora é oficial. Garry Conille é o novo primeiro-ministro designado. A carta foi enviada ao Parlamento”, disse à Reuters o secretário-geral da Presidência haitiana, Jean Renel Sanon.

A indicação precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado, dominados por partidos derrotados na turbulenta eleição presidencial que deu a vitória a Martelly num segundo turno em março.

(Por Joseph Guyler Delva)

Reuters