Presidente demonstra intenção de viajar a Davos em 2007

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 23 de novembro de 2006 as 12:20, por: cdb

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou, nesta quinta-feira, ao Ministério das Relações Exteriores, que deverá participar, novamente, da reunião anual do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), que acontecerá entre os dias 20 e 24 de janeiro do ano que vem, em Davos, Suíça. Embora não tenha ainda confirmado oficialmente a viagem à Europa, o presidente teria manifestado sua intenção de comparecer ao evento, que reúne milhares de empresários, acadêmicos e analistas na pequena cidade dos Alpes suíços.

Caso o presidente resolva comparecer ao evento, será a terceira vez que Lula participará do encontro desde a sua primeira eleição, em 2002, mas o tema do discurso presidencial deverá se manter o mesmo, ou seja, ressaltar a atratividade da economia brasileira para atração de investimentos em infra-estrutura e ajudar na organização do combate à fome no mundo.

Embora precise ser confirmada, a lista dos ministros que acompanharão o presidente em Davos já contém os nomes do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles e do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, embora ambos estejam entre aqueles colaboradores que deverão deixar o governo na reforma ministerial prevista para o início do ano.

Com o tema A Equação da Mudança do Poder, o WEF de 2007 pretende fixar suas discussões em novas formas de gerenciamento para o mundo na busca do crescimento econômico diante do processo de globalização e avanços tecnológicos.