Presidente da IS ressalta ações de Lula por integração

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de janeiro de 2005 as 15:44, por: cdb

O presidente da Internacional Socialista (IS), Antônio Guterres, elogiou hoje, em Porto Alegre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Guterres participou de uma reunião do Comitê de Autoridades Locais da IS e ressaltou as ações de Lula para promover a integração sul-americana e a reforma de organismos internacionais, além da campanha contra a fome. Para o presidente da IS, estas medidas ajudam a “humanizar a globalização”.

Sobre as críticas feitas por organizações sociais ao governo Lula, Guterres avaliou que a capacidade de ação dos administradores é limitada e não é possível satisfazer a todos os eleitores.

– Este papel para humanizar a globalização é da maior importância – ressaltou, após a reunião, paralela ao Fórum Social Mundial (FSM).

Lula estará na quinta-feira numa conferência que marcará o lançamento da Chamada Global para a Ação Contra a Pobreza.

Entre os administradores ligados à IS, o coordenador do Comitê de Autoridades Locais da entidade, Elio di Rupo, prefeito de Mons, na Bélgica, enfatizou uma preocupação com a proposta que será debatida pela Organização Mundial do Comércio (OMC), em dezembro, de submeter todos serviços públicos a regras de competição. Segundo Rupo, a regra atingiria todas as áreas, até mesmo a educação primária, retirando o poder de ação dos governantes regionais. O Comitê de Autoridades pretende, segundo ele, chamar a atenção para esta proposta e organizar uma reação a ela.

Para Guterres, “a globalização desumana que vivemos tem as mais trágicas conseqüências ao nível local”. Mesmo assim, ele disse que é na esfera local que encontra “mais esperanças para domar esta fera que é a globalização”.