Presidente da Colômbia diz que Lula é construtor de consensos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 28 de junho de 2003 as 10:37, por: cdb

O presidente colombiano, Álvaro Oribe, elogiou as qualidades do presidente Lula “como um construtor de consensos”. Disse que Lula tras para os presidentes uma postura reflexiva que os incentiva a fazer auto-crítica para melhorar os caminhos na condução da política, destacando em especial a situação conflitiva em que vive os países da região.

O presidente voltou a insistir na integração territorial como pressuposto para a integração física dos países sulamericanos, ao deixar ontem a fazenda da Recinto Quirama, onde aconteceu a XIV Reunião de Cúpula do Conselho dos Países Andinos. “Percebo que está cada vez mais próxima a idéia de que nós haveremos de conquistar a integração da Comunidade Andina, do Mercosul e toda a América do Sul. Todos os presidentes estão convencidos da importância da integração política, cultural, econômica. E para que esta integração aconteça, é preciso que haja integração cívica. É preciso que haja as estradas, as ferrovias, a hidrovia”.

O presidente brasileiro também acredita que em dois ou três anos haverá uma integração muito maior do que foi feita nos últimos dez ou vinte entre o Brasil e a Colômbia. Neste momento, Lula, está em um café da manhã com outros presidentes da Comunidade Andina. Embarca, mais tarde, para Parintins (AM), onde participa da Festa do Boi.