Presidente da Anac diz que tráfego aéreo brasileiro é ‘um dos mais seguros do mundo’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 21 de novembro de 2006 as 19:39, por: cdb

O presidente da Agência Nacional de Transporte Aéreo (Anac), Milton Zuanazzi, disse nesta terça-feira que não gostaria de passar à população um clima de terror, com notícias sobre problemas com o tráfego aéreo. Segundo ele, o tráfego aéreo brasileiro é um dos mais seguros do mundo.

Em audiência pública no senado, Zuanazzi afirmou que em outros países do mundo há relatos de acidentes quase que semanalmente, inclusive em países de primeiro mundo.

– No Brasil ocorreram três acidente graves em toda a história da aviação civil: em 1982, 1996 e 2006. É um país com baixíssimo nível de acidente -, declarou Zuanazzi.
Segundo ele, estão sendo tomadas medidas para reduzir a crise do sistema aéreo, mas as soluções não serão de curto prazo, já que dependem de formação profissional.
– Não há controladores ali na esquina, disponíveis. Pelo contrário, é um tipo de função que exige treinamento -, disse.
Zuanazzi revelou que, para prevenir atrasos no final do ano, quando aumenta a procura por viagens aéreas, está sendo discutida com as empresas uma proposta de redistribuir os vôos em horários com menor tráfego.
– Estamos bastante avançados nisso. Tenho certeza de que vamos ajustar isso de acordo com a infra-estrutura brasileira neste momento -, concluiu.