Prepare seu corpo para o verão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 17 de novembro de 2002 as 13:59, por: cdb

O verão começa no dia 21 de dezembro e por conta disso o número de alunos nas academias aumenta a cada dia que passa, tudo para ficar “sarado” para a estação mais quente do ano.

Em média, as academias recebem 200 novos alunos nos meses de outubro, novembro e dezembro, sendo que apenas 20% desse total, ou seja, 40 alunos permanecem fazendo exercícios após o carnaval.

De acordo com o proprietário da academia Energy Fitness Club, Mario Alberto Masprone, de 36 anos, as pessoas procuram as academias nessa época do ano para “reparar os estragos do inverno”. Mario diz que sua academia possui, em média, 500 alunos durante o ano e que 40% de novas matrículas são efetuadas a partir do mês de outubro.

Amaurino Alves de Queiroz, de x anos, proprietário da academia Escultura do Corpo, que tem, em média, 150 alunos no ano, concorda com a opinião de Mário e acrescenta que é pouco tempo para conseguir um bom resultado.

“A maioria das pessoas procuram por musculação, mas pelo pouco tempo é dinheiro jogado fora”, afirma Alves.

Maioria quer emagrecer

Em geral, a procura pelas academias é para perder peso e o exercício mais procurado é o spinning, que foi a sensação do verão passado. O spinning é praticado numa bicicleta especial, onde pode-se variar o movimento e a carga, conforme a música.

Uma aula de spinning dura aproximadamente 50 minutos, sendo possível perder até 500 calorias em apenas uma aula.

Segundo a personal trainer Renata Firmo, de 27 anos, o spinning emagrece, tonifica, define, aumenta a massa muscular, melhora o condicionamento físico e cardiovascular. Sendo indicadas três aulas por semana.

Renata não indica o spinning para iniciantes por ser uma atividade muito pesada e diz que o aconselhável é que o aluno faça um circuito, onde são realizados vários exercícios, sendo que um deles é o spinning.

“No circuito o iniciante não vai sentir tanta dificuldade, o que poderia desanimá-lo a continuar na academia, além de executar exercícios aeróbicos e com com peso”, diz a personal trainer.

Porém, não adianta ir para uma academia ficar horas se exercitando e não se alimentar bem durante o dia.

“O verão é propício para emagrecer, já que o calor faz com que as refeições sejam mais leves. No inverno ficamos parados, além das comidas serem mais calóricas, por isso temos uma pré-disposição para engordar”, conclui Renata.

Marcello de Souza Pereira, de 27 anos, professor da academia Brilho Fitness, concorda que uma boa alimentação junto com atividades dá bons resultados, mas não aconselha o spinning para as pessoas com pouco tempo de academia.

“Os alunos que não têm ainda um bom preparo físico devem começar pela esteira ou bicicleta ergométrica e só depois de dois ou três meses começarem no spinning”.

E completa dizendo que pessoas que possuem problemas de coração, na lombar, joelho, tornozelo e ombro devem procurar um médico para saber se estão aptos para praticar o spinning, já que o exercício exige muito dessas regiões.

Marcello ainda alerta para outro perigo, o uso de anabolizantes pelos jovens para conseguir um corpo musculoso e sem gorduras.

“É freqüente o uso de bombas por adolescentes para conseguirem ficar com o corpo musculoso em pouco tempo”, declara Marcello.

Mas os problemas não param por aí, os alunos que pretendem adquirir o corpo da moda em poucos meses correm o risco de sofrer lesões.

“Muitos alunos entram empolgados na academia e tentam pegar o máximo de peso possível, achando que dessa forma irão ficar forte mais rápido. Mas como o corpo não está acostumado com exercícios, ele acaba tendo lesões musculares ou nas articulações”, afirma Marcello.

Os professores concordam que o exercício deve ser praticado durante todo o ano, principalmente no inverno, para que se possa construir um corpo “sarado” não apenas para o verão, mas sim para todas as estações.