Preparatória do OP no Demarchi destaca importância da população no processo participativo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 07:53, por: cdb

O secretário adjunto Orçamento e Planejamento Participativo de São Bernardo do Campo destacou nesta terça-feira (27/3), durante reunião preparatória do Orçamento Participativo (OP) no Salão da Igreja Santa Maria, no Bairro Demarchi, a importância da população no processo onde munícipes e Prefeitura decidem juntos onde os recursos da cidade serão investidos.

Segundo ele, desde a realização do PPA Participativo em 2009, passando pelas plenárias do OP no ano seguinte, vem crescendo o interesse dos moradores em participar efetivamente da Administração junto com o governo. “É muito gratificante presenciar, mesmo que em uma reunião preparatória, que a população atende o nosso chamado e vem para discussão já afinada”, frisou.

No encontro do Demarchi, área que abrange mais de 20 bairros, cerca de 130 moradores participaram da preparatória para o OP, que seguem sendo realizadas em todo o município até 14 de abril. O objetivo dos encontros é explicar como se dará o processo participativo neste ano e mobilizar a população para que compareça às plenárias deliberativas, que terão início em 23 de abril e onde a comunidade poderá escolher novas obras e projetos como prioridade.

Para a conselheira da região, Augustina Mascarenhas, os moradores da cidade estão voltando a acreditar que realmente fazem parte do governo de São Bernardo. “Quando se está do lado de fora, fica muito fácil criticar. Essa oportunidade que o representante tem de compartilhar e ajudar na decisão dos recursos da cidade é realmente um processo transformador”, apontou.

Vila Marchi – A próxima reunião preparatória do OP acontece nesta quinta-feira (29/3), às 19h, na Emeb Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel, na Rua Assunção, 176, Vila Marchi.