Premiação do Oscar vai manter cronograma adiantado em 2005

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de abril de 2004 as 14:48, por: cdb

A entrega dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas — o Oscar — no próximo ano vai seguir o mesmo cronograma adotado este ano e que provocou algumas controvérsias.
A 77a. cerimônia anual de entrega do Oscar terá lugar em 27 de fevereiro, o último domingo do mês (este ano, aconteceu no dia 29 de fevereiro). As indicações ao Oscar serão anunciadas na terça-feira, 25 de janeiro.

Nos anos anteriores, a entrega do Oscar acontecia no final de março. O adiantamento gera menos tempo para os estúdios promoverem seus filmes candidatos e para os eleitores do Oscar assistirem a todos os filmes.

Mas também garante a Hollywood mais tempo durante o ano para retomar suas atividades habituais, sem pensar nos prêmios.

“As pessoas ficaram surpresas por não terem desgostado do novo cronograma”, comentou um representante da Academia, John Pavlik. “As coisas funcionaram muito bem. Acho que as pessoas gostaram do fato de tudo ter terminado mais cedo este ano.”

Pelo cronograma previsto para o próximo Oscar, as cédulas com as indicações serão enviadas aos eleitores pelo correio na segunda, 27 de dezembro, e as urnas serão fechadas no sábado, 15 de janeiro.

Os votos dados aos finalistas serão postos no correio a partir de 2 de fevereiro, devendo estar todos com a Academia até 22 de fevereiro.

A expectativa é que o adiantamento obrigue os distribuidores a lançar os filmes com os quais têm esperanças de Oscar antes do fim do ano, como era feito no passado.

Se um filme for lançado em 24 de dezembro, por exemplo, os eleitores da Academia mal terão tempo de vê-lo antes de receber suas cédulas de indicação pelos correios.

O novo cronograma abreviado será seguido por dois anos, e só então a Academia decidirá se o implanta permanentemente ou não.

Mas em 2006 a entrega do Oscar enfrentará um evento concorrente que pode obrigá-la a ser adiantada ou adiada em pelo menos uma semana.

As Olimpíadas de Inverno, que terão lugar em Turim, na Itália, terão sua cerimônia de encerramento em 26 de fevereiro de 2006, transmitida pela NBC. A Academia dificilmente vai querer ver os telespectadores divididos entre o Oscar e a Olimpíada.